Semana da Mulher mobiliza a comunidade

Mulheres compareceram às unidades de saúde receberam orientações e conheceram melhor o serviço de mastologia

“Cuidar. Proteger. Gostar.” Esse foi o slogan da semana dedicada às mulheres de Rio das Ostras, de 9 a 13 de março, promovida pela Prefeitura. E o público feminino abraçou a causa da promoção de saúde e auto-estima e compareceu às unidades para as atividades comemorativas e de sensibilização.

Na oportunidade, as mulheres conheceram melhor o serviço de mastologia do município, que realiza atendimento ambulatorial e exames importantes no diagnóstico e tratamento de doenças das mamas, incluindo o câncer.

 “Nosso objetivo é mostrar às mulheres que todo dia é dia de cuidar da saúde. Demos destaque à prevenção de doenças como o câncer de mama, primeira causa de morte de mulheres entre 40 e 55 anos”, diz a diretora do Departamento de Programas de Saúde, a enfermeira sanitarista Therezinha Loureiro.

         Além das orientações e coleta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, outro resultado importante da iniciativa foi a criação do grupo “De mulher pra mulher”, que vai se reunir às sextas-feiras, no posto de saúde do Âncora para trocar experiências e reflexões em uma terapia comunitária só para mulheres.

         Mastologia – O médico especialista em mamas, o mastologista Edson Zambrotti, conversou com as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, ensinou como fazer o auto-exame e esclareceu dúvidas. Zambrotti atende as mulheres no Centro de Saúde da Extensão do Bosque no serviço de mastologia, que atende em média 20 pacientes por semana.

Moradora há 18 anos do município, Roseli Xencre sente dores e aproveitou a oportunidade para conversar com o médico.

“Achei muito bom esse dia. Eu sempre cuido da saúde, mas minhas amigas têm vergonha. Vou passar o que aprendi pra elas”, diz Roseli.

O serviço já oferece atendimento ambulatorial, ultrassom de mamas, retirada de nódulos e biopsia sem cirurgia. Em breve, passa a realizar mamografia, radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, capaz de mostrar lesões mesmo muito pequenas.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.