Semana da Água

Alunos riostrenses apresentam resultados de pesquisas de campo na Semana da Água

Oitenta estudantes envolvidos em projeto do Instituto Estadual do Ambiente receberam curso de capacitação para analisar água dos rios 

A Praça Gilson Zarour, no Parque Zabulão, transformou-se em palco para apresentação dos resultados do Programa Agenda Água na Escola, desenvolvido em quatro unidades municipais de ensino de Rio das Ostras. Ao longo de 2009, a ação conjunta do Núcleo de Educação Ambiental, parceria das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) possibilitou a formação de 80 alunos que aprenderam analisar a qualidade da água e receberam kits para fazer coleta durante pesquisas de campo no entorno dos rios.

Executado pelo Grupo de Educação do Meio Ambiente (Gema), o programa envolveu 700 alunos de diferentes municípios. Em Rio das Ostras, a iniciativa foi aprovada por alunos como Raíssa Lins e Paula Oliveira Miranda, ambas com 12 anos e alunas do 7º ano do Colégio Municipal Professora América Abdalla.

“Fizemos coletas em dois pontos diferentes do rio das Ostras e observamos que a água está um pouco contaminada”, conta Paula. “A população precisa colaborar, parando de jogar lixo nas ruas e no rio”, alerta, por sua vez, Raíssa.

Jovens gestores ambientais – A professora Sílvia Regina Almeida, que acompanha o trabalho dos jovens gestores ambientais do Abdalla, destaca o empenho dos estudantes. “Eles solicitaram mais lixeiras para a escola, começaram a coleta seletiva e estão planejando fazer uma horta. Fiquei surpresa com o interesse e o empenho desses alunos”, afirma.

Representando a ONG Gema no evento, a técnica ambiental Carla Luiza Costa elogiou o trabalho desenvolvido em Rio das Ostras. “A Prefeitura daqui tem uma preocupação especial com o meio ambiente e o nosso projeto veio a se somar a essas ações. Muitas vezes a escola age isolada da comunidade, mas com esse projeto  comunidade e escola caminharam juntas”, ressalta Carla.

O projeto consistiu na capacitação dos jovens gestores ambientais que aprenderam a fazer a análise química da água, recebendo kits, e foram orientados a identificar os problemas e potencialidades da localidade, resgatando a história da comunidade. Além do Colégio América Addalla, participaram do projeto as escolas municipais Padre José Dilson Dórea, Francisco de Assis e Cidade Praiana. 

“A Agenda Água na Escola trouxe um diferencial ao ensinar os alunos a fazer coleta e análise da água. Agora, com esses kits, os estudantes vão poder continuar a fazer um monitoramento dos nossos rios e atuar como verdadeiros agentes ambientais”, afirma a professora Cláudia Corrêa, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental.

O evento na praça contou ainda com apresentações de dança de rua e de um contador de histórias. Durante a Semana da Água, as escolas municipais debateram sobre a importância da conservação desse bem finito com encenações teatrais, músicas, vídeos e muitas atividades.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.