Segunda fase do Programa Jovem Cidadão é encerrada

Programa coordenado pela Secretaria de Bem-Estar Social certificou 94 alunos

A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras realizou na última segunda-feira, dia 9, na Câmara Municipal, a solenidade de encerramento da segunda fase do Programa Jovem Cidadão. Noventa e quatro alunos que participaram dessa etapa receberam certificados. Os temas abordados pelo programa no último ano foram Saúde e Cidadania. Em 2007, os eixos principais foram Meio Ambiente e Turismo.

Durante o evento, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, atribuiu o sucesso do trabalho a troca de experiências entre os jovens e os servidores ligados ao programa. "Também acredito que as parcerias que fizemos foram muito importantes para que tivéssemos um bom resultado no Jovem Cidadão", disse.

Para o secretário de Guarda e Trânsito, coronel Sérgio Pinto, o programa é um instrumento importante para formar cidadãos conscientes. "Se cuidarmos dos nossos jovens não teremos que punir nossos adultos", ressaltou o coronel.

A coordenadora pedagógica do Jovem Cidadão, Eliara Fialho, explicou que entre os pontos positivos está a melhora no desempenho escolar. "Com a vivência na Prefeitura, eles descobrem que precisam se preparar para o mercado de trabalho e começam a se dedicar mais", explicou a coordenadora.

Um exemplo é a aluna Daiana Gonçalves, que afirma ter tido um aumento significativo nas notas depois que entrou no programa. "Eu era muito tímida, melhorei minha autoestima e agora falo em público", disse Daiana.

Estiveram presentes no evento o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado, o vereador Ademir Andrade, a assessora executiva do Orçamento Participativo Jovem, Renata Bueno e o gerente da CSE Instrumentação e Mecânica, Cláudio Ferrrari.

HISTÓRIA- O Programa Jovem Cidadão é realizado em parceria com diversas secretarias municipais, como Turismo, Indústria e Comércio; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Guarda e Trânsito e Saúde. O objetivo é estimular o desenvolvimento dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

O programa foi iniciado em 2007 é dividido em três fases – Núcleo Básico, Núcleo Específico e Núcleo Vivência. Na primeira fase, os jovens recebem noções de cidadania. Na segunda etapa, eles recebem conhecimentos sobre os temas principais do programa. Na última fase, na qual permanecem até completar 18 anos, os jovens atuam nos programas desenvolvidos nas secretarias municipais relacionadas ao eixo principal.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.