Secretaria de Bem-Estar Social faz apresentação do Programa Sem Miséria
Só este ano foram 92.609 mil atendimentos nos mais variados projetos desenvolvidos pela Prefeitura
O município de Rio das Ostras vem investindo nos últimos anos em politicas sociais, que visam uma melhor qualidade de vida para a população e o combate a miséria. Só este ano, a Secretaria de Bem-Estar Social atendeu a 16.294 famílias dentro do Programa Brasil Sem Miséria, além dos 92.609 mil atendimentos nos mais diferenciados programas sociais oferecidos pela secretaria.
Esses dados foram apresentando na manhã desta terça-feira, dia 3, no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, pela secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, durante a abertura do I Seminário Intersetorial de Rio das Ostras. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, da promotora de Justiça, Karina Cid Finóquio Pofahl, a nova secretaria da pasta, Rose Santos, entre outras autoridades.
O prefeito Carlos Augusto destacou o trabalho desenvolvido no município para combater a miséria por meio de ações sociais que não só oferecem apoio a essas famílias, mas também ferramentas de qualificação para que eles possam caminhar por seus próprios meios.
“Nós hoje estamos colhendo o que plantamos e cuidamos ao longo desse anos. Temos que destacar que, em 2004, o município de Rio das Ostras tinha uma população de cerca de 40 mil habitantes e, em 2012, já são 115 mil moradores, que escolheram Rio das Ostras para viver devido a excelente qualidade de vida e perspectiva de crescimento. Reconhecemos que existe muita coisa por fazer, mas temos consciência que investimos na Educação, Saúde e Infraestrutura”, destacou o prefeito.
A secretária Márcia Almeida afirmou que, de acordo com o Censo de 2010, 1.373 habitantes, ou seja 1,3% dos moradores do município, tinham uma renda familiar mensal de R$ 70,00. “Mas acredito que, devido as políticas desenvolvidas, esses dados sejam menores”, destacou. A secretária disse ainda que, de janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Bem-Estar Social já atuou junto a 16.294 famílias, totalizando 92.609 mil atendimentos entre os programas como Feliz Idade, Vencendo Barreiras, Cartão do Bem Social, Geração de Renda, Flores do Campo, entre outros.
“Temos ainda que destacar que todo este trabalho e resultados são fruto de Ações Intersetorias, que desenvolvemos em parcerias com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação, Esporte e Lazer, Ordem Pública e Controle Urbano, além da Fundação de Cultura. Quando assumimos o governo, o prefeito nos pediu que cada um de nós desse o seu melhor e isto foi feito, tanto que estamos aqui hoje não para lançar o Projeto Rio das Ostras Sem Miséria, mas sim para coroar e alinhar tudo que fizemos ao longo desses anos”, comentou.
Esta parceria entre as secretarias, permitiu que parte da população melhorasse sua qualidade de vida, por meio de cursos de qualificação, onde foram oferecidos 15.151 vagas por 85 cursos. No setor agrícolas investimos no cultivo da cultura do feijão. Este ano, os produtores rurais colheram 793,818 toneladas do produto, o que rendeu aos pequenos produtores cerca de R$ 2.141.457,00, frutos dos investimentos tecnológicos que foram oferecidos pela prefeitura.
Brasil Sem Miséria – O Brasil Sem Miséria tem ações nacionais e regionais baseadas em três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e serviços públicos. No campo, o objetivo central será aumentar a produção dos agricultores. Na cidade, qualificar mão de obra e identificar oportunidades e emprego para os mais pobres.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social