Educação de Rio das Ostras conquista números positivos e consolida avanços

Números positivos nos índices de aprendizagem e a recente conquista do Prêmio Inovação em Gestão Educacional são alguns dos resultados dos investimentos continuados na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

O prefeito Carlos Augusto e a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, se encontraram com os diretores das escolas na terça-feira, dia 4, para fazer um balanço desses avanços consolidados nos últimos oito anos.
“Os bons resultados foram possíveis graças ao comprometimento e a competência de toda a equipe da Educação. Mais do que investir na infraestrutura, garantindo escolas modernas e funcionais, temos garantido a formação continuada dos servidores do setor, qualificação profissional por meio de cursos, além de conquistas como o Plano de Cargos e a redução da carga horária para os professores”, explicou Carlos Augusto.
Depois da entrega do prêmio, em Brasília, a secretária de Educação participou de um seminário no qual foi apresentado um panorama completo do Ensino em todo o País. “Foi mais uma oportunidade de constatar que o município está na direção certa e só nos resta continuar a avançar. Ao mesmo tempo tivemos oportunidade de apresentar sugestões ao MEC, inclusive a inserção no cursos de Formação de Professores de uma disciplina que ajuda a trabalhar com as diferenças em sala de aula”, afirmou Maria Lina.

DADOS POSITIVOS – Durante o seminário, os representantes de Rio das Ostras puderam conhecer um portal que reúne e compara dados educacionais de todo o País a partir dos resultados da Prova Brasil e Censo Escolar. O QEdu (http://www.qedu.org.br) mostra números muito positivos para a Educação de Rio das Ostras. No item aprendizado, a Rede Municipal apresentou o índice de 63% para estudantes do 5º ano, com base no desempenho em leitura e interpretação de textos (Português) e resolução de problemas (Matemática). Também os alunos do 9º ano tiveram um desempenho que superou as expectativas, ultrapassando as médias do País e do Estado do Rio de Janeiro.
Os dados mostram ainda que, de 2007 a 2011, houve avanço porcentual no aprendizado de Português e Matemática nos Anos Iniciais, de 15% e 19% respectivamente. Nesse mesmo período, aumentou o número de alunos que superaram a expectativa de aprendizagem e dos que alcançaram a proficiência.
Também são relevantes os dados reunidos a partir do Censo Escolar que apontam a infraestrutura das escolas, mostrando que 96% possuem biblioteca ou sala de leitura, 100% contam com internet e 86% têm laboratórios de informática. Como relação aos professores, o Censo identificou que 86% participaram de atividades de formação continuada, sendo que 94% desses dizem utilizar os conhecimentos adquiridos para a melhoria de sua prática em sala de aula.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.