Rompimento em tubulação da Cedae deixa Rio das Ostras sem água neste feriado

Compahia espera normalizar a situação até próxima quarta-feira, 21. População deve economizar água.

Moradores e turistas de Rio das Ostras devem economizar água nesse feriadão. Um vazamento no sistema de captação de água do município causou a interrupção do abastecimento. A Cedae espera reestabelecer a situação até quarta-feira, dia 21, e para isso, conta com total apoio de equipes e máquinas da Prefeitura, atuando em tempo integral.

Desde ontem, final da tarde, técnicos estão no local para identificar o problema e tomar as providências. A estação elevatória de captaÇao fica em Macaé, na localidade de Bicuda, próximo à ponte do Baião.

O acesso ao local é difícil, em terreno enlameado por conta das chuvas. Além disso, a tubulação está a 9 metros de profundidade, o que dificulta o trabalho. Para identificar o local exato do vazamento e realizar o conserto é necessário utilizar estacas para contenção do solo e um guindante para içar partes do sistema, que pesam até 12 toneladas.

"Estamos preocupados em não deixar a população sem água, principalmente os hospitais e serviços de emergência", diz Nilton Teixeira, subsecretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Rio das Ostras. Como apoio à Cedae, a Prefeitura está trabalhando em regime de urgência desde ontem à tarde para ajudar a solucionar o caso.

Marcus Túlio Aguiar, gerente regional da Cedae, companhia responsável pela operação do sistema, explica que as equipes estão atuando com agilidade. "Ainda não temos o diagnóstico. Sabemos que foi uma ruptura na linha de recalque, bem próximo à caixa de bombas." Segundo o gerente, é possível que antes de quarta-feira, o problema já esteja sanado.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.