Rio das Ostras une qualificação e acesso ao mercado para garantir empregos

A Prefeitura promove um trabalho integrado do Banco de Empregos e do Programa de Qualificação Profissional, priorizando moradores do município
 
A Prefeitura de Rio das Ostras investe em iniciativas integradas de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho para garantir mais oportunidades profissionais aos moradores do município. A prioridade em geração de emprego na cidade foi destaca no discurso do prefeito Carlos Augusto, no último dia 11, na formatura do curso de ajudante de cozinha marítima, que faz parte do Programa de Qualificação Profissional em parceria com o Senac.

"O desenvolvimento da cidade está ligado ao investimento no ser humano. O emprego é fundamental para a felicidade das pessoas e para o progresso do município", disse o prefeito, que acrescentou: "temos que valorizar a mão-de-obra local".

Também presente à cerimônia, as secretárias de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, falaram sobre a parceria entre os serviços do município em prol do emprego.

O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social, cadastra moradores e, conforme o perfil profissional, encaminha-os para as empresas. Para aumentar as chances de contratação, parte das vagas nos cursos de qualificação é destinada aos inscritos no Banco de Empregos.

De outro lado, todos os alunos que participam dos cursos do Programa de Qualificação Profissional, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, têm prioridade no encaminhamento para as empresas contratantes. Só neste primeiro semestre, o Programa oferece mais de 1650 vagas em diversas áreas, como soldagem, calderaria, secretariado, vendas, operador de guindaste, entre várias outras.

Diploma na mão – Na formatura do curso de ajudante de cozinha marítima, os alunos não escondiam a alegria diante da possibilidade real da conquista do emprego.

"Tenho esperança de que essa qualificação vai me abrir muitas portas. A competência eu tenho, só me faltava essa oportunidade", disse satisfeita a aluna Tânia Belinha.

O curso de ajudante de cozinha marítima qualifica profissionais a atuar especialmente no ramo off-shore, nas plataformas de petróleo, embora também possam trabalhar em hotéis e pousadas.

Novas oportunidades – O Banco de Empregos também oferece cursos em parcerias com outras entidades. Em 2006, foram realizados 41 cursos, beneficiando mais de mil pessoas. Além disso, o Centro Municipal de Inclusão Digital promove cursos gratuitos de informática para a população, em 2007 já foram 311 qualificados.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.