Rio das Ostras terá cursos técnicos de metal mecânica

A partir do próximo ano Rio das Ostras contará com um Centro de Formação Profissional em metal mecânica. A novidade foi acertada na última quarta-feira, dia 9, durante uma reunião entre o prefeito Carlos Augusto e secretário estadual de Trabalho e Renda, Marco Antonio Lucidi.

Os cursos serão ministrados pelo Centro de Aprendizagem Roberto Kern, em Rio das Ostras. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, a instituição já assinou um termo de cooperação técnica em gestão de educação profissionalizante com o FUNCEFET (Fundo de Apoio ao CEFET) para a implantação do projeto. A proposta contará com a parceria da secretaria de Trabalho e Renda, por meio de recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e da Prefeitura de Rio das Ostras.

  • A geração de emprego e renda é uma das principais metas de nosso governo, para isso não pouparemos esforços para qualificar nossos munícipes para que eles estejam preparados para o mercado de trabalho – enfatizou o prefeito Carlos Augusto.

Segundo Lucidi, o projeto atenderá cerca de 600 pessoas a cada ano. Ele explica ainda que os cursos serão oferecidos em módulos básicos de 200 horas – soldador, torneiro mecânico, bombeiro hidráulico etc – e técnico, com carga horária de 1200 horas.

De acordo com o secretário, existe no Estado uma grande carência de profissionais qualificados nessa área. “Temos oferta de emprego, mas não temos gente qualificada em nível básico para atuar no mercado”, comentou Lucidi, que elogiou os equipamentos de mecânica instalados no Centro de Aprendizagem Roberto Kern dizendo que os mesmos são superiores a de muitas escolas técnicas do país.

PARCERIAS – Durante a reunião, Carlos Augusto e o secretário também discutiram a possibilidade de pediram o apoio da Petrobras para o projeto. “A Petrobras será uma grande parceira não apenas no financiamento dessa proposta, mas também como empregadora dessa mão-de-obra”, concluiu o prefeito.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.