Rio das Ostras terá Programa de Controle do Tabagismo

Profissionais de Saúde do município foram qualificados por especialistas do Governo do Estado

Profissionais da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras participaram, na última semana, de uma qualificação para tratamento de dependentes de cigarro. O curso é requisito para a implantação do Programa de Controle do Tabagismo na cidade, que funcionará em unidades básicas da rede municipal.

         O treinamento foi ministrado pelo psicólogo Francisco Jardim e pela enfermeira Bianca Garcia, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, com mais de dez anos de experiência na área.

"Após esse treinamento, os profissionais do município estão habilitados a realizar o tratamento de fumantes que desejam largar o cigarro", explica Bianca Garcia.

O tratamento do tabagista dura cerca de um ano e deve ser acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogos, entre outras especialidades.

A enfermeira explica que a base do atendimento é a terapia cognitivo-comportamental e que os medicamentos servem como apoio ao tratamento.

"Não existe remédio milagroso para deixar de fumar", destaca Bianca.

Segundo Francisco Jardim, o programa tem conseguido êxito em mais de 40%, em média, entre as pessoas que buscam o atendimento.

Para a eficiência do tratamento, é essencial que as unidades de saúde sejam ambientes livres de tabaco, em respeito também à legislação federal.

O Programa de Controle do Tabagismo, além do tratamento da dependência, inclui ações de prevenção à doença e promoção de saúde.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.