Rio das Ostras terá Programa de Controle do Tabagismo
Profissionais de Saúde do município foram qualificados por especialistas do Governo do Estado
O treinamento foi ministrado pelo psicólogo Francisco Jardim e pela enfermeira Bianca Garcia, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, com mais de dez anos de experiência na área.
"Após esse treinamento, os profissionais do município estão habilitados a realizar o tratamento de fumantes que desejam largar o cigarro", explica Bianca Garcia.
O tratamento do tabagista dura cerca de um ano e deve ser acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogos, entre outras especialidades.
A enfermeira explica que a base do atendimento é a terapia cognitivo-comportamental e que os medicamentos servem como apoio ao tratamento.
"Não existe remédio milagroso para deixar de fumar", destaca Bianca.
Segundo Francisco Jardim, o programa tem conseguido êxito em mais de 40%, em média, entre as pessoas que buscam o atendimento.
Para a eficiência do tratamento, é essencial que as unidades de saúde sejam ambientes livres de tabaco, em respeito também à legislação federal.
O Programa de Controle do Tabagismo, além do tratamento da dependência, inclui ações de prevenção à doença e promoção de saúde.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social