Rio das Ostras tem programação variada para marcar Dia do Diabetes

Programação começa às 9h, no dia 12 de novembro, no Parque da Cidade
Com uma proposta de promoção da saúde e integração entre Prefeitura e comunidade, Rio das Ostras programou uma série de eventos para marcar o Dia Mundial do Diabetes. No próximo dia 12, quarta-feira, de 9h às 12h, está prevista uma programação que inclui café da manhã, ginástica, dança, aferição de glicose, pressão arterial, entre outros eventos abertos à comunidade.

A iniciativa da Secretaria de Saúde faz parte das ações mundiais em torno do Dia do Diabetes, 14 de novembro, que buscam conscientizar a população quanto aos riscos dessa doença crônica. O evento é promovido pelo programa Hiperdia, de controle da hipertensão e diabetes, do Departamento de Programas de Saúde do município.

A programação tem início com um café da manhã saudável, elaborado especialmente para pacientes diabéticos. Depois haverá um alongamento com fisioterapeutas, caminhada e Dança Sênior, com professores de Educação Física.

Os moradores vão poder ainda aferir a glicemia, a pressão arterial e fazer avaliação nutricional com profissionais da rede municipal.  Médico angiologista e enfermeira farão avaliação e orientarão as pessoas quanto aos cuidados necessários com os pés do paciente diabético. Haverá também orientação de higiene bucal para diabéticos.

Ônibus nas unidades – Dois ônibus estarão disponíveis para transportar os pacientes das unidades de saúde até o Parque da Cidade e levá-los de volta aos postos ao final do evento. Os interessados devem procurar as unidades para saber os horários e itinerários dos ônibus.

Diabetes – A diabetes é provocada pela deficiência de produção e ação da insulina, que leva a complicações crônicas. O distúrbio tem graves conseqüências e tornou-se um problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença no Brasil e no mundo.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.