Rio das Ostras se prepara para os Jogos Estudantis

Competições voltam a acontecer após cinco anos, com novidades

Diretores e professores de Educação Física participaram nesta quinta, 9, do Congresso Técnico dos Jogos Estudantis de Rio das Ostras – JERO, que reunirá escolas públicas e particulares do Município. Durante o encontro, foram discutidas as datas e o regulamento da competição, além de apresentado o logotipo dos jogos, que voltam a ser realizados após cinco anos. Nesta edição, a novidade será a realização de modalidades multiesportivas, jogos adaptados para a participação de alunos com deficiência. A previsão é de que os jogos sejam realizados em outubro.

O prefeito Sabino comemorou a realização dos jogos, destacando o esporte como instrumento eficaz de inclusão social. “O esporte exerce uma magia para as crianças e os jovens, a educação física é um momento de liberdade e união. O esporte é ainda mais importante dentro da escola, porque contribui com a valorização da identidade entre aluno e escola”, disse.
Durante o evento, foram realizadas apresentações de uma peça de teatro encenada por alunos da Apae e de Ginástica Artística com integrantes de projetos da Prefeitura. De acordo com a secretária de Educação, Andréa Machado, o papel dos professores no processo de inclusão é fundamental para o sucesso dos jogos. “Ficamos muito felizes com a motivação dos professores de educação física. Nosso objetivo é que o JERO seja democrático e inclusivo. Por isso, estamos realizando esse evento. Para que os educadores possam contribuir, participar e ouvir, para que todos participem da construção dos jogos”, explicou a secretária.
O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou o objetivo do Município em se tornar uma referência do esporte. “Queremos massificar o esporte, investir nas nossas escolinhas, inserir as crianças com deficiências em nossos projetos. Fico feliz em participar de um Governo que trabalha com alegria”, destaca o secretário.
Durante o encontro, Sabino homenageou o seu professor de Educação Física, Fernando Rego Barros, que formou gerações. Além disso, o prefeito anunciou que Rio das Ostras deve ser sede dos Jogos Abertos do Interior.
Além do prefeito e dos secretários de Educação e de Esporte e Lazer, prestigiaram o Congresso Técnico o presidente e o 2º secretário da Câmara dos Vereadores, Alzenir Pereira Melo e Vanderlan Moraes da Hora, respectivamente.
Troca de nome – Os Jogos Estudantis começaram a ser disputados em 1999, com o nome de Olimpiostras. Durante a abertura do Congresso Técnico, foi explicado que a mudança de nome foi realizada a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tem o direito de utilização do termo “Olímpiadas” e similares. Também por conta disso, será necessária a mudança do nome de Vila Olímpica para “Centro Esportivo Chico Leite”.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.