Rio das Ostras se prepara para Dia Redução de Risco de Desastres

Cidade estará alinhada a todo Estado do Rio, promovendo atividades educativas no próximo dia 29, às 10h

Rio das Ostras participa do Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, no próximo dia 29, a partir de 10h. Sob a coordenação da Defesa Civil do Município, alunos, professores e funcionários das escolas municipais Elson Pinheiro, Padre José Dílson Dórea, Cidade Praiana e Fazenda da Praia participarão de simulados de emergência. O objetivo da ação, promovida simultaneamente em todas as cidades fluminenses, é orientar a população quanto a procedimentos em caso de acidentes e criar uma cultura de prevenção.

Em todo o Estado, a Defesa Civil Estadual fará a simulação de emergência com evacuação de oito hospitais, 20 prédios e 300 escolas em diferentes cidades. A expectativa do Governo Estadual é de que cerca de 20 mil pessoas participem dessas ações.
A Defesa Civil pretende que o dia seja um marco na efetivação de políticas públicas de redução dos riscos de desastres. E a participação da sociedade é fundamental.
O subsecretario de Segurança Pública, Coronel Eric Alves, explica que, em Rio das Ostras, esse trabalho também servirá como uma prévia para o projeto “Defesa Civil nas Escolas, Protegendo o Futuro”, que o Município pretende lançar em 2014, em toda a rede de ensino. O treinamento já vem sendo feito nas unidades de ensino.
A Defesa Civil Municipal é responsável pelo treinamento dos funcionários e professores, que irão transmitir os ensinamentos aos alunos para que seja elaborado o Plano de Emergência da unidade escolar. O plano vai conter as principais informações para o enfrentamento de desastres.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.