Rio das Ostras se mobiliza em torno de ações em respeito à pessoa com deficiência

Garantir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência tem sido uma das prioridades da Administração Pública.

Na manhã desta quarta, 12, o prefeito Sabino se reuniu com secretários de diversas pastas com a finalidade de traçar um planejamento integrado. O objetivo é difundir a cultura de inclusão entre os servidores, oferecer serviços e garantir a acessibilidade no Município.

A reunião contou ainda com a presença da diretora da Special Olympics Brasil, Ana Paula Soares. A organização internacional, criada nos anos 1960 em apoio às pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte, capacitará profissionais da Prefeitura. Durante o encontro, Ana Paula anunciou que três atletas riostrenses foram pré-selecionados para participarem em novembro, na Malásia, da 1 a Copa do Mundo de Futebol de Deficientes Intelectuais.

Atualmente, o Município tem cadastrados no Projeto de Paraesporte cerca de 350 pessoas, sendo que aproximadamente 150 estão frequentando atividades esportivas. “Vamos aumentar o número de pessoas incluídas nos projetos esportivos, pois acreditamos que o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão”, afirma Sabino.

Questões como acessibilidade em locais públicos e privados, disponibilização de cardápio em braile em restaurantes e sonorização nos semáforos foram alguns dos assuntos discutidos durante a reunião. Durante o encontro, ficou aprovada a criação da uma Comissão formada por representantes da Sociedade Civil Organizada e Poder Público que juntos vão definir um calendário de eventos voltado à pessoa com deficiência.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.