Rio das Ostras reforça o número de guardas no município

Prefeitura continua convocando classificados no último concurso

Mais 37 guardas foram incorporados à Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. A última sexta-feira, dia 18, marcou o início das atividades do novo grupo com a formatura da 5ª Turma da Guarda Municipal. A solenidade, realizada no Colégio Municipal Professora América Abdalla, reuniu familiares e autoridades.

Na ocasião, o prefeito Carlos Augusto falou do amor à Rio das Ostras e destacou que “o servidor municipal é um dos pilares da qualidade de vida que o município proporciona”. Ele falou ainda da responsabilidade da Administração Municipal por manter os bons índices de educação, saúde e até mesmo os de segurança, uma vez que, mesmo sendo um dever do Estado, o município investe em ações para minimizar a violência, como o Projeto Guarda Comunitária.

O prefeito atribuiu o controle e o ordenamento “da segunda cidade com maior crescimento populacional” às ações de cidadania e ao comprometimento da Guarda Municipal, além da gestão do secretário Sérgio Pinto.

Carlos Augusto lembrou ainda do voluntarismo da Guarda Municipal na ajuda às vítimas da tragédia na Região Serrana e ressaltou que o acolhimento ao cidadão é que faz da Guarda Municipal de Rio das Ostras uma referência para o segmento.

O vice-prefeito, Wilton Broder, complementou que “a atuação da Guarda de Rio das Ostras é pautada na determinação, coragem, rigor, respeito e amor”.

Durante a formatura, um dos guardas foi bastante aplaudido pelos presentes. Moisés dos Santos, de 46 anos, foi intitulado o “01” da 5ª turma, ou seja, aquele que é uma referência para os demais em função da idade e experiência. O formando deixou a Marinha do Rio de Janeiro, onde era cabo, para assumir a vaga de guarda em Rio das Ostras. “Estava em busca de mais qualidade de vida. Sabia que além de a cidade oferecer isso, a Guarda Municipal era para mim, lá na Capital, uma referência”. 

CAPACITAÇÃO – A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano instituiu o curso de formação para guardas municipais a partir do último concurso público realizado pela Prefeitura. Antes havia apenas um período de adaptação.

Os classificados, após a convocação, recebem, durante aproximadamente três meses, treinamento com instrutores da Guarda de Rio das Ostras.

O secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, elogiou a participação harmônica e o entusiasmo dos guardas durante o curso. “A cidade cresceu de forma muito acelerada. Ainda assim, com o comprometimento da Guarda Municipal, conseguimos manter o ordenamento do município”.

Alex Pinheiro é um dos instrutores que foi capacitado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro e que treina os alunos desde a primeira turma. Ele acredita que o curso ajuda a identificar o perfil dos participantes e assim direcioná-los aos setores de atuação da Secretaria de Ordem Pública.

Mulheres têm integrado cada vez mais o efetivo da Guarda Municipal. Nessa última turma, mais cinco passaram a fazer parte da corporação. Uma delas é Márcia Moura, de 39 anos, que veio de São Fidélis com a filha para morar no município, depois que se classificou no processo seletivo da Prefeitura. Ela declara que o que a motivou “foi poder contribuir com o ordenamento do município”, acrescentando que ao longo do curso pôde ter novos conhecimentos, entre eles a experiência dos instrutores, “o que foi válido para a atuação na prática”. Márcia vai atuar no Projeto Guarda Comunitária na base da praia do Bosque.

Também estiveram presentes à solenidade de formatura o subsecretário de Ordem Pública, Túlio Nogueira, a Chefe de Gabinete, Ângela Toffano, o presidente da Associação Brasileira de Resgate, Alexandre Paiva, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Jorge Maia, e o capelão João Damasceno.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.