Rio das Ostras recebe verba para projeto de esgoto
Rio das Ostras recebe verba para projeto de esgoto que beneficia 10 mil pessoas
Presidente do Inea debateu aplicação dos recursos com membros do Comitê de Bacias dos rios Macaé e das Ostras
Rio das Ostras sediou, no último dia 13, a plenária do Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH) dos rios Macaé e das Ostras, que contou com a participação do presidente do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, Luiz Firmino Pereira. Em debate sobre aplicação de recursos do Comitê, o secretário municipal de Meio Ambiente, Max Almeida, defendeu o repasse de verba para a conclusão da estação elevatória de esgoto do Praia Âncora – que vai beneficiar pelo menos 10 mil moradores da localidade.
“Não se pode falar em preservação ambiental sem investimentos em saneamento. Esses recursos vão contribuir para que mais pessoas sejam atendidas pela coleta e tratamento de esgoto, preservando nossos recursos naturais e a saúde da população”, disse Max Almeida.
O presidente do Inea garantiu que existem cerca de R$ 4 milhões que devem ser divididos para os projetos ambientais das cidades integrantes do Comitê: Rio das Ostras, Macaé, Nova Friburgo e Casimiro de Abreu. O recurso disponível advém da cobrança pelo uso do recurso hídrico na bacia e deverá, obrigatoriamente, ser aplicado nessa região sob forma de investimentos em infraestrutura, preservação e recuperação.
“Esse recurso já está destinado ao Comitê; estamos debatendo o plano de aplicação dessa verba: os percentuais que serão direcionados às ações municipais de saneamento, desassoreamento de rios e reflorestamento de mata ciliar”, explicou Firmino.
ESTAÇÃO ELEVATÓRIA – A Prefeitura já construiu as redes de coleta e começou a construção da estação elevatória do Praia Âncora, que vai possibilitar que o esgoto dos imóveis da localidade seja conduzido até a Estação de Tratamento de Esgoto, no Jardim Mariléa. Esse repasse, por ação do Comitê de Bacias, deve agilizar essas obras, que beneficiam diretamente mais de 10 mil moradores da localidade e preservam os rios, lagoas e praias da cidade do despejo irregular de esgoto.
COMITÊ – O Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH) dos rios Macaé e das Ostras é um colegiado organizado democraticamente para gerenciar os recursos hídricos destas bacias de forma descentralizada, integrada e com a participação de todos.
O atual diretor geral do Comitê na gestão 2009-2010 é o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Mauro Prioste. Ele explica que “o objetivo do Comitê é a gestão das águas da nossa região no que diz respeito à sustentabilidade e à manutenção deste recurso natural para as gerações futuras”.
Também participaram da reunião os secretários de Meio Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz; e de Friburgo, Roberto Vianna; além do representante da Secretaria de Casimiro de Abreu e de empresas e entidades ambientais relacionadas aos recursos hídricos da região.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo