Rio das Ostras recebe Petrobras para simulado de vazamento de petróleo

Atividade foi realizada na Boca da Barra e teve como objetivo exercitar os planos de emergência da Companhia

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Defesa Civil e da Inspetoria de Proteção Ambiental da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano participaram de um simulado de vazamento de petróleo. Promovida pela Petrobras, a atividade aconteceu na manhã da última quinta, dia 28, na foz do rio das Ostras, praia de Boca da Barra e teve como objetivo exercitar os planos de emergência da Companhia, mantendo as equipes constantemente preparadas para atuar em situações de urgência e emergência. O simulado foi também acompanhado por técnicos do Ibama.

Embarcações especializadas, barcos pesqueiros e uma aeronave compuseram a ação para dar um tom real na contenção da mancha simulada e na coleta e transferência do petróleo para tratamento.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, foi muito importante que o simulado tenha acontecido no município para lembrar a vulnerabilidade a esse tipo de acidente, passível a todas as cidades do entorno da Bacia de Campos, onde está concentrada 80% da produção nacional de petróleo. “O projeto que propõe a redistribuição de royalties para todos os Estados desconsidera que os impactos ambientais são sofridos diretamente onde há a atividade petrolífera”, destacou o secretário.
De acordo com a assessoria da Petrobras, os simulados são realizados periodicamente e servem para avaliar o treinamento das equipes e a estrutura de resposta da Companhia, previstas no Plano de Emergência.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.