Rio das Ostras recebe milhares de pessoas em Festival de Teatro

“O Quarto de Bianca”, “O Beijo no Asfalto” e “Toda nudez será castigada” venceram a 35ª edição do evento da Fetaerj

“Estamos resgatando as apresentações teatrais em Rio das Ostras”. A fala do presidente da Fundação de Cultura, Cosme dos Santos, resume o empenho da Prefeitura na valorização dessa arte. Cosme participou do encerramento do Festival da Fetaerj – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de janeiro, que culminou com a premiação de três espetáculos. O sucesso de público, estimado em pouco mais de 5 mil espectadores, mostrou o potencial do investimento na cultura no Município.

Os vencedores tiveram a mesma classificação, sem hierarquia entre primeira, segunda e terceira colocações. Os grupos que encenaram “O Quarto de Bianca”, Interferência, de Rio Bonito, “O Beijo no Asfalto”, CTI, do Rio de Janeiro, e “Toda Nudez será castigada”, da Confraria Nau dos Loucos, de Nova Iguaçu, foram premiados com troféus, pelo júri composto por membros da Fetaerj. Os grupos têm participação garantida na próxima edição do evento, em 2014, ainda sem local definido.

“Existe uma corrente que afirma que o povo não gosta de cultura. O sucesso de público, provavelmente recorde entre outros festivais realizados na cidade, prova o contrário. Já estamos articulando a promoção do nosso festival e, assim, valorizarmos, ainda mais, nossos atores e atrizes que amam o palco. Além disso, é forma de proporcionarmos ainda mais espetáculos para os riostrenses”, conta Mário Marcelo, vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O 35º Festival da Fetaerj, prêmio Paschoalino, teve a participação de vários grupos do Estado do Rio de Janeiro. As apresentações aconteceram no palco do Teatro Popular de Rio das Ostras e em outras localidades do Município.

SOLIDARIEDADE – Cerca de duas toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadas nos espetáculos apresentados no Teatro Popular de Rio das Ostras. Sete instituições receberam as doações dos mantimentos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Casa Humanitária Dr. Albert, Casa dos Velhinhos de Casimiro de Abreu, Grupo Espírita Amor e Fraternidade, Grupo Espírita Suave Caminho, Casa da Mulher, da Secretaria de Bem-Estar Social, e o Centro de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde.

OUTROS DESTAQUES
Direção:Rafael Cal – O Quarto de Bianca
Destaque de ator:Paulo Perrut – Cartas
Destaque de ator coadjuvante: Rafael Balthazar – O beijo no asfalto
Destaque de atriz: Renata Egger – O quarto de Bianca
Destaque de atriz coadjuvante: Jéssica Meireles – Toda nudez será castigada
Destaque de iluminação: Tiago da Silveira – Cartas
Destaque de sonoplastia: Marcos Covask, Paullo Vieira e Israel Castillo – Toda nudez será castigada
Rafael Balthazar: O beijo no asfalto
Destaque de Cenografia: Destaque de figurino:
Ariellen Lefay – O quarto de Bianca
Ariellen Lefay – O quarto de Bianca
Revelação artística: Suzan Carvalho – Cartas
Destaque de autor do movimento: Rafael Cal – O quarto de Bianca
Destaque de música do movimento: Dalus Gonçalves – Coiteiros de paixões
Destaque de pesquisa corporal: Andréa Azevedo – Vínculo
Prêmio Especial do Júri: Composição da Palhaça Flora por Sarah Christina Carvalho

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.