Rio das Ostras realiza Fórum Regional de Aprendizagem Profissional
Evento foi voltado para jovens e empresários da região
Com o objetivo de divulgar a Lei do Aprendiz para empresários e jovens da região, foi realizado na última quinta-feira, dia 22, na Câmara Municipal de Rio das Ostras, o Fórum Regional de Aprendizagem Profissional. O evento é uma iniciativa do Ministério do Trabalho com parceria do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Firjan e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Bem-Estar Social.
Para Márcia Almeida, secretária municipal de Bem-Estar Social, a Lei de Aprendizagem é um importante instrumento a favor da sociedade que divide com a iniciativa privada a responsabilidade com o futuro dos jovens. “Toda a sociedade é responsável pelos nossos jovens, principalmente os em situação de risco. O município tem feito a sua parte, através de programas como o Jovem Cidadão e os cursos de qualificação profissional, mas todos devem cooperar”, destacou.
A gerente regional do Trabalho e Emprego, Tânia Oliveira, frisou que a Lei do Aprendiz proporciona aos jovens oportunidade de formação, qualificação e emprego. Já as empresas possuem retorno institucional, por associar sua marca a um programa social amplamente divulgado, e a oportunidade de formar desde cedo profissionais afinados com a política da empresa.
Participaram ainda do Fórum a gerente regional da Firjam, Márcia Freire, o coordenador regional do Senai, Washington Luiz Alves, o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, José Bonifácio Ferreira, o supervisor regional do CIEE, Umberto Lima e o gerente do Sesi/Senai Macaé, José Vicente.
Lei do Aprendiz- A lei federal estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos. Eles devem representar no mínimo 5% e no máximo 15% no total de empregados e possuem um contrato especial de, no máximo, dois anos.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social