Rio das Ostras realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras realizou nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.

A solenidade de abertura foi realizada na sexta-feira, dia 2, na Câmara Municipal. Durante a abertura o prefeito Carlos Augusto destacou a importância da preservação do meio ambiente junto com o desenvolvimento do município e falou sobre o pioneirismo de Rio das Ostras ao ser a primeira cidade no estado do Rio de Janeiro a usar os gel bags – um novo sistema de tratamento de esgoto –, além de citar outras ações do governo municipal voltadas para o meio ambiente.

  • Rio das Ostras é a cidade que mais cresce no estado do Rio de Janeiro e a que mais respeita o meio ambiente. Queremos o crescimento com a preservação do meio ambiente – disse Carlos Augusto.

    O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, agradeceu o trabalho dos conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e também de toda a equipe da secretaria, além de ressaltar a importância da conferência para elaboração de propostas voltadas para o meio ambiente.

Também participaram da abertura da conferência, o secretário estadual de Meio Ambiente em exercício, Alcebíades Sabino dos Santos; o vice-prefeito Ronaldo Froés; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador Betinho; a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira; o secretário de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto; o secretário de Auditoria e Controle Interno, Nelito Senra Esterque; a primeira-secretária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Naja Botelho Thomé; o vereador Rosenildo; a secretária de Educação, Maria Lina da Paixão; o secretário de Obras, Paulo Villaça; a secretária de Comunicação Social, Sheyla Senis; o vereador Cemir Jóia; a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida; e a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, entre outros convidados da comunidade e entidades.

No sábado e no domingo, dias 3 e 4, a Conferência foi realizada na Escola Municipal Ary Gomes de Marins, em Costazul. No sábado pela manhã foram apresentadas palestras sobre diversos temas. À tarde, os grupos de discussão se reuniram para elaborar propostas relacionadas ao temas da conferência: Implantação e Consolidação dos Planos de Manejo das UC’s Municipais; APP’s em Área Urbana, incluindo Erosão Marinha; e Legislação Ambiental Municipal.

No domingo, foram apresentados e votados os relatórios apresentados pelos grupos de discussão. Os trabalhos foram comandados pelo secretário de Meio Ambiente e contaram com a participação também do presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso. Em seguida, foi eleita a grade do Conselho Municipal de Meio Ambiente para o biênio 2006/2007.

A grade vencedora foi a da Chapa 2, com 18 votos, e que reúne representantes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Renascer da Terceira Idade, Mero (Movimento Ecológico de Rio das Ostras), Amobeb (Associação de Moradores do Bosque e Extensão do Bosque), Acuca (Associação Cultural Coral Amadeus), Aplero (Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Rio das Ostras) e Amaeg (Associação de Moradores da Enseada das Gaivotas).

Após a eleição da grade foi escolhida também a entidade que vai representar Rio das Ostras em fóruns, conferências sobre meio ambiente. A entidade escolhida foi o Mero.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.