Rio das Ostras realiza campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”
Mobilização acontecerá on-line pelas redes sociais do Município e imprensa local
A Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” começa neste domingo, dia 20, em Rio das Ostras, e segue até 10 de dezembro. Durante este período, uma mobilização on-line vai tratar do tema por meio das redes oficiais da Administração Municipal, sites, Facebook e Instagram, além do apoio de veículos de imprensa local.
“Essa é uma Campanha de mobilização e sensibilização para um olhar diferenciado sobre as questões da violência doméstica e familiar contra a mulher. Nessa campanha, buscamos fortalecer as mulheres para o rompimento do ciclo de violência e construção de uma vivência respeitosa.”, enfatizou Sonia Lopes, coordenadora técnica da Secretaria de Assistência Social durante abertura da Campanha.
Realizada em mais de 150 países, a campanha internacional é originalmente conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. No Brasil, a iniciativa começa no “Dia da Consciência Negra”, em 20 de novembro, por considerar a mulher negra duplamente vulnerável.
Nesse período, também são comemorados o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
NÚMEROS – Dados dos serviços de saúde do Município apresentaram um aumento significativo da violência contra a mulher. Em 2019, foram realizadas 244 notificações, em 2020, esse número subiu para 386 e em 2021, foram 579 casos notificados.
As estatísticas também apontaram que, em 2019, 43,2% de mulheres pretas e pardas sofreram violência. Essa porcentagem aumentou nos anos seguintes: 45,1%, em 2020 e 43,7%, em 2021.
Este número se trata de uma amostra e é preciso considerar os casos de subnotificações, pois muitas mulheres ainda têm receio de buscar atendimento nos serviços de Saúde, de Assistência Social e Segurança Pública.
CAMPANHA INTERNACIONAL – Uma mobilização educativa e de massa pela erradicação da violência contra a mulher e garantia dos seus direitos. Assim pode ser definida a campanha de ativismo criada em 1991 por líderes feministas reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos.
A Campanha nasceu em torno do Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. A comemoração da data foi decretada no 1° Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizada em 1981, na Colômbia, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. É uma referência ao assassinato cruel das irmãs Mirabal pelo ditador Trujillo, na República Dominicana, em 25 de novembro de 1960.
Em Rio das Ostras é feita alusão aos 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o intuito de dar visibilidade aos serviços de prevenção e proteção.
TELEFONES ÚTEIS – Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM 2771-3125 (fixo e whatsapp); Patrulha Maria da Penha (22) 2771 5000 (fixo e whatsapp); PM 190; e Disque 180.