Rio das Ostras realiza ações para recuperar e conservar área de preservação

Município iniciou a revegetação e a colocação de obstáculos nos locais que eram usados como passagem para veículos no entorno da Lagoa de Imboassica

A Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca de Rio das Ostras começou esta semana a revegetação das áreas de preservação ambiental próximas à Lagoa de Imboassica. A ação faz parte de um acordo firmado entre os municípios de Rio das Ostras e Macaé que segue a uma instrução do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a uma determinação do Ministério Público Federal.

A primeira área a ser atendida foi a orla do Balneário das Garças. No local, troncos foram colocados para impedir o tráfego de veículos e as trilhas estão sendo adubadas, com a compostagem de galhadas feita no Parque Municipal, para receberem mudas da vegetação nativa.

A ação será realizada também na praia das Pedrinhas e em Mar do Norte e contará ainda com intensificação do patrulhamento e sinalização educativa na região. "As placas serão instaladas para desestimular o jipeiro e o bugreiro a trafegarem no local, pois a aventura deles tem um preço muito alto para a natureza. São danos à flora e à fauna, já que acabam destruindo plantas, ninhos e atropelando animais", alertou a bióloga Silvana Sarzedas.

No Balneário das Garças, a revegetação deve durar em torno de uma semana, mas a recuperação do local, de acordo com Silvana, só deve acontecer daqui a dois anos.

Para Ivan Noé, secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Rio das Ostras deu o pontapé inicial para recuperar a área, mas para que a ação seja um sucesso é necessário que os motoristas se conscientizem e que o mesmo aconteça em Macaé "A parceria com Macaé é determinante, uma vez que a maioria dos usuários das trilhas, na região da praia das Pedrinhas, provém dessa cidade".

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.