Rio das Ostras promove mostra de teatro a partir de sábado

Evento começa com apresentação da peça vencedora do Prêmio Pascoalino 2013 e vai até dia 7, com espetáculos de grupos locais

Em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro – Fetaerj, a Fundação Rio das Ostras de Cultura abre as portas do Teatro Popular para a Mostra de Linguagens Cênicas do Município, o “In Cena”. Ao todo, apresentam-se oito grupos locais e o espetáculo vencedor do prêmio Pascoalino, de 2013, “O Quarto de Bianca”, de uma companhia de Rio Bonito. A programação começa neste sábado, 31. Quem quiser assistir às peças deve chegar uma hora antes de cada apresentação para garantir seu ingresso. A entrada é franca.

O evento tem o objetivo de fortalecer a produção de espetáculos de teatro em Rio das Ostras contribuindo para a promoção dos atores locais e a formação de plateia. Com o projeto “In Cena”, a Fundação de Cultura reconhece as peculiaridades dos grupos teatrais da cidade e a capacidade de investigação e composição que cada um possui.

Nesta primeira edição, os oito grupos foram selecionados por meio de edital produzido pela Fetaerj. Todas as companhias receberam capacitação com oficinas de direção teatral, iluminação cênica, figurino, maquiagem, voz, cenografia e elaboração de projetos teatrais. Além disso, a Federação repassou o apoio financeiro de R$ 20 mil para que cada grupo desenvolvesse seu espetáculo no processo de elaboração.

O QUARTO DE BIANCA – Quem abre a série de apresentações é o grupo Interferência Teatral, de Rio Bonito com a peça “O Quarto de Bianca”. O grupo venceu o prêmio Pascoalino 2013, promovido pela Fetaerj.

CONCHA ACÚSTICA – No dia 1º de junho, o grupo Os Estrupinados se apresentam excepcionalmente na Concha Acústica da Praça São Pedro, às 16h. Todos os outros espetáculos acontecem no Teatro Popular.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

O Quarto de Bianca
Dia: 31/05
Hora: 20h
Grupo: Interferência Teatral

Circo para todos
Dia: 01/06
Hora: 16h
Grupo: Os Estrupinados
Local: CONCHA ACÚSTICA

Ausência
Dia 01/06
Hora: 20h
Grupo: Operários da Arte

Bento
Dia: 02/06
Hora: 20h
Grupo: CATE – Companhia de Artes Teatrais

Cavaleiros dos Leões
Dia: 03/06
Hora: 16h
Grupo: Além Onda

O Arquiteto e o Imperador da Assíria
Dia: 04/06
Hora: 20h
Grupo: Cia Pigmentus de Teatro

Brinquedos de Heloísa
Dia: 05/06
Hora: 20h
Grupo: Grupo Cria

Cinco vezes Nelson
Dia: 06/06
Hora: 20h
Grupo: Cia Cinemático

Meu avô, Dom Quixote
Dia: 07/06
Hora: 16h
Grupo: Corpus in Scena Produções

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.