Rio das Ostras promove Encontro de Inovação em Robótica Educativa
Em parceria com a UFF, projeto Inovar e Aprender acontece nesta quarta-feira, dia 9
Uma boa oportunidade para os apaixonados por robôs e tecnologia em Rio das Ostras.
Nesta quarta-feira, dia 9, às 19h, acontece o “Inovar e Aprender” – Encontro de Inovação em Robótica Educativa, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF- Universidade Federal Fluminense. O evento será no auditório do Instituto (Prédio Multiuso da UFF).
O projeto é destinado para educadores, estudantes a partir de 10 anos de idade e quem mais se interessar pelo tema. Segundo a professora de Rio das Ostras, design educacional, idealizadora e coordenadora do programa Inovar e Aprender, Luemy Ávila, o projeto já é ação nas universidades e está sendo ampliada com parceria da Prefeitura de forma mais efetiva junto a educadores.
Ela conta que a ideia é iniciar uma proposta de formação de autores de novas tecnologias e que o Programa Inovar e Aprender contempla o desenvolvimento de diversas habilidades para o processo de aprendizagem através de estratégias de construção de protótipos robóticos, linguagem de programação, criação de games e produção de animações.
“As demandas são sempre contextualizadas com desafios do mundo real e solução de problemas. Esse programa já acolhe estudantes da UFF há dois anos e agora vamos ampliar a ação oportunizando para mais pesquisadores inovadores, educadores, estudantes e todos que desejam criar e programar por um mundo melhor”, destaca Luemy
A secretária de Gestão Pública de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira, explica que o município está aproveitando para aflorar na população, principalmente jovem, a construção de ideias inovadoras na área de robótica e inovação tecnológica.
“Junto com a Secretaria de Bem Estar Social, a Gestão Pública vai disponibilizar o acesso de interessados em participar dessa proposta , que trabalha de certa forma o empreendorismo tecnológico”, destacou.
fonte: ASCOM – PMRO.