Rio das Ostras promove debate da juventude

Os jovens de Rio das Ostras estão discutindo as políticas públicas e os projetos que desejam ver executados. Reunidas nesta quarta-feira, dia 10 de maio, no Pólo Universitário de Rio das Ostras, cerca de 350 pessoas de 15 a 29 anos participaram do II Pré-Fórum da Juventude.

 

Durante a abertura do evento, o prefeito Carlos Augusto lembrou que o município, com apenas 14 anos, está se preparando para o futuro. “Contamos com o entusiasmo e com as idéias de vocês para construir uma cidade cada vez melhor e mais feliz. Somos responsáveis pela auto-suficiência do petróleo em nosso país, pois fazemos parte da Bacia de Campos e isso é um motivo de muito orgulho para nós de Rio das Ostras”, disse Carlos Augusto ao se dirigir ao público do evento.

Todos os debates promovidos durante o pré-fórum vão servir para constituir as diretrizes do Plano Municipal de Juventude de Rio das Ostras (PMJRO), criado em novembro de 2005 por indicação do vereador Edílson Gomes Ribeiro. Durante o dia de discussões, os jovens puderam assistir palestras, apresentações artísticas e participar de uma das 17 oficinas agendadas como criação literária, artesanato em argila, informática, fotografia, teatro, empreendedorismo juvenil, entre outras.

Na abertura do evento, a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, e a de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, deram duas boas notícia aos jovens. A primeira sobre o Orçamento Participativo Mirim e a segunda sobre o projeto Petrobras Jovem Aprendiz, que abriu 80 vagas para os adolescentes riostrenses. Também estiveram presentes os secretários de Educação, Maria Lina Paixão; Esporte, Alberto Lemos; de Comunicação Social, Sheyla Senis; de Guarda e Trânsito, Sérgio Pinto, além da diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, representantes de organizações não-governamentais e sociedade civil.

Os próximos pré-fóruns estão marcados para os dias 7 de julho, 13 de setembro e 8 de novembro e contam com o apoio da Secretaria de Educação de Rio das Ostras. Segundo a estimativa da comissão organizadora, até o fim do ano vai estar constituído o Plano Municipal de Juventude de Rio das Ostras (PMJRO).

FONTE: SECOM – PMRO. 

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.