Rio das Ostras premia escolas campeãs em devolução do livro didático

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras premiou na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, as escolas da Rede Municipal de Ensino que mais devolveram livro didático em 2010.

A premiação faz parte da “Campanha de Valorização do Livro Didático”, desenvolvida pela Prefeitura junto aos alunos do Ensino Fundamental. Os vencedores foram anunciados durante o “I Encontro Técnico dos Programas do Livro”, no auditório da secretaria. O primeiro lugar ficou com o CIEP Municipalizado Mestre Marçal.

Representantes de todas as escolas municipais participaram do encontro. A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, prestigiou a solenidade e aproveitou para parabenizar os educadores pela participação na Campanha. “A campanha serve de estímulo para que os alunos cuidem melhor dos livros. Precisamos avançar, mas os resultados mostram que estamos trabalhando na direção correta”, comemorou Maria Lina.

CAMPANHA – Lançada no ano passado, a “Campanha de Valorização e Devolução do Livro Didático” tem o objetivo de incentivar a comunidade escolar a preservar e devolver os livros didáticos, especialmente, porque o material é utilizado durante três anos consecutivos por diferentes alunos.

“A proposta de premiar as escolas que alcançam o maior índice de devolução do livro didático é apenas um aspecto da política de valorização desse material tão precioso e fundamental para educação pública”, afirmou Andrea Rezende, coordenadora dos Programas do Livro. A coordenadora anunciou as três escolas que mais livros devolveram no ano passado e fez a premiação aos diretores que estavam acompanhados de professores.

VENCEDORES – O vencedor do primeiro lugar, CIEP Municipalizado Mestre Marçal, devolveu 73% dos livros. Na segunda colocação ficou a Escola Municipal João Bento Duarte Neto, com 72% de devolução, e, na terceira, a Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, com 71%.

Lucia Fernandes, diretora do Mestre Marçal, explicou que o resultado da devolução dependeu da conscientização promovida com toda a comunidade escolar. “A idéia central repassada é muito simples: cuidar bem do livro didático só traz benefícios aos próprios alunos”, enfatizou.

O encontro permitiu discutir novas estratégias para o sucesso da campanha de preservação do livro didático em 2011, que este ano está atingindo todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.