Rio das Ostras passa a contar com UTI no Hospital Municipal

Inauguração será nesta sexta-feira, 4 de julho
A partir desta sexta-feira, 4 de julho, o Hospital Municipal de Rio das Ostras passa a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI. A unidade vai evitar a transferência de pacientes graves para outros locais, salvando mais vidas. O evento de inauguração será às 12h, no Hospital Municipal.

 A UTI é uma unidade hospitalar destinada ao atendimento de pacientes graves ou de risco que necessitem de assistência médica e de enfermagem constante, com equipamentos específicos e equipe multidisciplinar. Os profissionais da Secretaria de Saúde que atuam na unidade são intensivistas, qualificados especificamente para essa função.

 Além de equipe qualificada, a UTI conta com a tecnologia para tratamento e diagnóstico exigida pelo Ministério da Saúde.

A criação da unidade vai permitir a ampliação da oferta de cirurgias no Hospital Municipal.

"Com a implantação da UDT e a contratação e capacitação de profissionais, a rede municipal de saúde tem conseguido reduzir em muito a taxa de mortalidade na cidade. Com a criação da Unidade de Terapia intensiva, nossa expectativa é reduzir ainda mais o risco de óbitos e possibilitar a oferta de cirurgias de novas especialidades cirúrgicas, de alta e média complexidade, no Hospital Municipal", diz o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal conta com seis leitos. A equipe é formada por médico intensivista, enfermeiro, três técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, além de nutricionista especializada em nutrição enteral e parenteral.

Para garantir o perfeito funcionamento da UTI, foram adquiridos equipamentos de última geração para diagnóstico e apoio técnico ao trabalho, como ultra-som, eletrocardiógrafo convencional e portátil, ecodoplercardiógrafo, tomógrafo computadorizado, endoscópio digestivo, colonoscópio, eletroencefalógrafo e aparelho de raios x.

Para dar suporte ao atendimento, o laboratório de análises clínicas funcionará 24 horas, com os serviços especializados de análise de hemogasometria, eletrofisiologia e microbiologia.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.