Rio das Ostras participa de comemoração de 10 anos da Rebio
Município abriga mais da metade da Reserva Biológica União, que preserva fauna e flora originais da região
Com intuito de marcar a importância da Reserva Biológica União – Rebio para o município, a Prefeitura de Rio das Ostras mobilizou moradores em torno das celebrações de 10 anos da unidade. O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé, esteve presente ao evento de encerramento das comemorações, que contou com a participação de outras autoridades de órgãos públicos, representantes de entidades ambientais e da sociedade civil organizada.
No aniversário de 10 anos, a Rebio conquistou importantes avanços, como a ampliação de sua área – importante para integrar a reserva a outras áreas de floresta –, a assinatura de acordo de cooperação e a criação de uma trilha ecológica adaptada a portadores de deficiências. Além disso, a reserva tornou-se a primeira unidade de conservação do País mapeada pelo novo sistema geodésico desenvolvido pelo IBGE, o Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul – Sirgas.
"A preservação da Rebio é a certeza da manutenção da qualidade de vida na nossa região", falou Ivan Noé, que representou o prefeito Carlos Augusto no evento.
Rio das Ostras ocupa 53% da Reserva União e participa ativamente do Conselho Consultivo e das ações na área. O município colaborou ativamente para o desenvolvimento do plano de manejo da Rebio e também cedeu mudas para recuperação de áreas da reserva. Técnicos da Rebio oferecem capacitação à equipe do Departamento de Preservação Ambiental da Prefeitura de Rio das Ostras, que coíbe ações destrutivas na reserva.
Em seus mais de 3 mil hectares, a área da Rebio inclui importantes fragmentos de Mata Atlântica preservada, com alta diversidade de espécies de fauna e flora e afluentes dos rios Macaé e Iriri – que formam o Rio das Ostras.
A reserva é gerida pelo Governo Federal, por meio do Instituo Chico Mendes, com apoio dos municípios que abrigam a unidade, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social