Rio das Ostras participa da Semana Nacional de Museus

Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba será apresentado a diversas escolas locais em palestras e vídeos

A Fundação Rio das Ostras de Cultura inscreveu pela terceira vez consecutiva o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba na 11ª edição da Semana Nacional de Museus. Este ano, o evento acontece entre os dias 13 e 19 de maio em diversas unidades do Brasil com objetivo de comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A participação do município nesta semana dá visibilidade à cultura de Rio das Ostras em nível nacional devido à ampla divulgação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

Para se inscrever Rio das Ostras apresentou uma proposta de atividades para executar entre 13 e 17 de maio. A Fundação de Cultura levará às escolas públicas e privadas do município palestras e exibições de vídeos sobre o Museu Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba.

As escolas que desejarem participar dessas atividades devem se inscrever de 2 a 10 de maio pelo e-mail frcriodasostras@gmail.com.

A HISTÓRIA DO MUSEU – O Museu Sítio Arqueológico Sambaqui de Tarioba se localiza no Centro de Rio das Ostras. Ele possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de ostras gigantes, conchas e pedras que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil e 2 mil anos. O termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.