Rio das Ostras participa da Semana Nacional de Museus 2013

Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba será apresentado a diversas escolas locais em palestras e vídeo na próxima semana

A Fundação Rio das Ostras de Cultura inscreveu, pela terceira vez consecutiva, o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba na Semana Nacional de Museus, que está em sua 11a edição. Este ano, o evento acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em diversas unidades do Brasil, com objetivo de comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A participação do município dá visibilidade às ações culturais de Rio das Ostras em nível nacional, devido à ampla divulgação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

Em Rio das Ostras, a história dos Sambaquianos será apresentada em diversas escolas públicas e particulares do dia 13 ao 17. Uma equipe da Fundação de Cultura apresentará palestras e vídeo para as unidades selecionadas.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Cosme dos Santos, levar a história do município aos alunos é o princípio para resgatar o amor à cidade. “Se as pessoas não conhecerem a história de sua cidade não vão zelar por ela. Essa atividade é fundamental para esse processo de amor ao lugar onde mora”, conta.

Para se inscrever, Rio das Ostras apresentou ao Ibram, um programa de atividades para ser executada entre 13 e 19 de maio. As escolas que desejarem participar da programação podem se inscrever até dia 10 de maio, pelo e-mail frcriodasostras@gmail.com.

A HISTÓRIA DO MUSEU – O Museu Sítio Arqueológico Sambaqui de Tarioba se localiza no Centro de Rio das Ostras, na Praça São Pedro. Possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de ostras gigantes, conchas e pedras que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização que viveu neste local há estimados 4 mil anos. O termo Sambaqui é de origem Tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.