Rio das Ostras motiva jovens a debater impactos da atividade de petróleo

Evento faz parte do Projeto Pólen, promovido pela Petrobras em parceria com o município, UFRJ e Ibama

 

         No último dia 17, aconteceu, em Rio das Ostras, o I Fórum sobre os impactos da exploração e produção do petróleo na Bacia de Campos, promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental (Neam) do município. O evento faz parte da programação do projeto desenvolvido, pelo Neam, “Gestão Participativa do Petróleo – Cuidando do que é nosso!” resultado da iniciativa da Petrobras, como contrapartida ambiental à atividade na região, denominada Projeto Pólen.

         O fórum reuniu os 51 jovens, de 12 a 18 anos, integrantes do projeto, de diferentes localidades, contemplando todas as áreas do município. Eles participam de oficinas e fóruns, além de expedições ambientais, qualificando o debate em torno do tema.

         “Muito se fala sobre petróleo em Rio das Ostras, sobre royalties, impactos ambientais e sociais; mas, a maior parte da juventude desconhece o assunto”, explica a coordenadora do projeto e responsável pelo polo do Projeto Pólen em Rio das Ostras, a educadora Cláudia Corrêa.

         Além dos gestores do projeto Gestão Participativa do Petróleo, o gerente de comunicação da unidade da Bacia de Campos, da Petrobras, Lincoln Wleinhardt, falou aos adolescentes sobre a atuação da empresa, seus objetivos e sobre a atividade de petróleo na região e no Brasil.

      Os jovens puderam tirar dúvidas, compreender melhor a exploração petrolífera e se tornar multiplicadores dessas informações. Dentre os adolescentes, estão portadores de necessidades especiais. Para os deficientes visuais foi preparado um material especial, em Braile.

         O fórum contou com a participação do contador de histórias Adilson de Araújo que, de forma lúdica e criativa, buscou despertar as consciências para a preservação do Planeta.

O projeto “Gestão Participativa do Petróleo” vai culminar com a realização da 1ª Conferencia Municipal do Petróleo, aberta a toda comunidade.

Pólen – O Pólen, da Petrobras, é um projeto de formação de educadores ambientais no processo de gestão. Como parte fundamental da proposta, conta com o apoio das prefeituras, implementando Pólos de Educação Ambiental nos municípios. O Pólen é uma contrapartida para o licenciamento ambiental de atividades de exploração e produção de petróleo e gás. A proposta geral foi elaborada pelo Nupem/ UFRJ e aprimorada por técnicos da Petrobras e do Ibama.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.