Rio das Ostras mostra trabalhos no Congresso Nacional de Pediatria

O destaque foi a consulta coletiva multidisciplinar que é realizada no município

Cinco trabalhos científicos sobre o Programa de Saúde da Criança do município de Rio das Ostras foram apresentados no X Congresso Nacional de Pediatria, realizado em Salvador, entre os dias 12 e 14 de junho.

O programa foi representado pela pediatra Ana Cristina Guerrieri, pelo enfermeiro obstetra Ricardo Mouta e a cirurgiã dentista Valéria Alburqueque autores dos trabalhos, juntamente com a nutricionista Hérika Costa.

Os trabalhos mostraram vários aspectos do atendimento integral mãe-bebê que é realizado no Centro de Saúde Rio das Ostras. As consultas coletivas multidisciplinares foram apresentadas pelo aspecto da sua implantação; mostrados os perfis dos clientes atendidos e dos recém-nascidos; o aleitamento materno como colaborador para a redução da mortalidade materna infantil e a inserção da saúde bucal nestas consultas.

PROGRAMA – O Programa de Saúde da Criança foi implantado em Rio das Ostras em 2007, a partir de discussões dos profissionais envolvidos, foram detectadas carências no binômio mãe/bebê, culminando na implementação da consulta coletiva multidisciplinar do primeiro atendimento mãe e recém nascido.

A equipe multidisciplinar formada por enfermeiro, nutricionista, odontólogo e pediatra realiza as consultas coletivas onde são abordados os principais temas de uma consulta puerperal e de puericultura, utilizando como estratégia a educação em saúde de forma lúdica.

As mães recebem orientações quanto à amamentação, cuidados pós-parto, planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido, vacinação, teste do pezinho e higiene oral. Após essa consulta coletiva, os bebês são encaminhados ao teste do pezinho e vacinação, e em seguida são referenciados ao atendimento individual nos postos de saúde próximo às residências, a fim de que o paciente crie vínculo com a unidade.

As consultas coletivas acontecem no Centro de Saúde Rio das Ostras sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.