Rio das Ostras lança Coleta Seletiva Solidária

Projeto cria consciência de reciclagem e gera renda para catadores

A Prefeitura de Rio das Ostras lança no próximo dia 13, às 18h, na Câmara Municipal, o Projeto Coleta Seletiva Solidária. 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar alunos da rede municipal de ensino e a comunidade em torno das escolas sobre a importância da reciclagem. Os estudantes vão aprender a selecionar o lixo e todo o material coletado será encaminhado a catadores cadastrados na prefeitura. Assim, a iniciativa também gera renda para quem vive da venda desse material.

O projeto, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, envolverá todas as escolas do município. Cada unidade escolar terá um ponto de coleta e irá "adotar" um ou dois catadores de sua comunidade para receber esse material e revendê-lo. Os alunos irão ainda participar de palestras e eventos de educação ambiental nas escolas.

"Nosso maior objetivo é a conscientização ambiental. Também pretendemos contribuir para a organização do trabalho dos catadores, como a criação de cooperativas", disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida.

 Parcerias – Projetos de seleção de lixo reciclável normalmente envolvem materiais como vidro, papel, plástico e metais. Rio das Ostras foi além e fechou parceria com a empresa Disk Óleo para também reciclar óleo de cozinha e, com apoio do Banco Real, vai recolher e encaminhar pilhas para reciclagem.

A coleta seletiva solidária é um projeto do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras – uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação. A Secretaria de Bem-Estar Social também participa, indicando dos catadores beneficiados, de acordo com a análise da assistência social.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.