Rio das Ostras lança projeto de inclusão no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Evento nesta terça, dia 3, às 16h, lança Centro de Inclusão Social Profissional

Na data em que o mundo celebra o Dia da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Rio das Ostras lança uma iniciativa que beneficia diretamente esse público. Nesta terça, dia 3 de dezembro, às 16h, o Município dá início, oficialmente, às atividades do Centro de Inclusão Social Profissional (CISPRO). O projeto busca oferecer igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para jovens e adultos com deficiência, por meio de parcerias entre empresas instaladas na cidade. O projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação já funciona no Centro de Cidadania, na rua das Casuarinas, 595, no Âncora.
“O projeto foi criado em 2013, ano Ibero-americano para inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Nosso objetivo é dar oportunidades a pessoas que hoje estão excluídas dos processos regulares de seleção, promovendo também capacitação e qualificação desse público”, explica Eronei Leite, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O Centro tem o papel de mudar vidas, gerando oportunidades de sucesso e promovendo dignidade a estas pessoas a partir de sua inserção no mundo do trabalho”, completa a secretária.
As idealizadoras do projeto são as pedagogas especialistas em Educação Inclusiva Flávia Regina Pascoal e Sônia Maria Freire. Elas destacam que dados do IBGE, no Censo de 2010, mostram que o Município tem aproximadamente 18 mil pessoas com algum tipo de deficiência e muitas poderão ser diretamente beneficiadas. “Nossa proposta é o resgate da dignidade dessas pessoas. Ao mesmo tempo, queremos apoiar as empresas promovendo a qualificação desses futuros trabalhadores”, disse Flávia Regina. O Centro começou suas atividades em caráter experimental e a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia já deu início ao cadastramento dos interessados.
CONGRESSO – O projeto do Centro de Inclusão Social Profissional foi selecionado para apresentação no Congresso Mundial de Direitos Humanos, em Brasília, de 9 a 13 de dezembro deste ano. A iniciativa da Prefeitura será divulgada, em estande e palestra, para mais de 5 mil pessoas, entre representantes dos quase 200 países que integram as Nações Unidas.
LANÇAMENTO – Nesta terça, no Centro de Cidadania, onde funciona o projeto, a programação do lançamento inclui apresentações de música e dança inclusiva. Está prevista também uma palestra sobre empregabilidade da pessoa com deficiência.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.