Rio das Ostras inaugura Posto de Saúde modelo no Praia Âncora

Inauguração marca início do Programa Saúde da Família no município que funcionará também no Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão

A Prefeitura de Rio das Ostras entrega à população, no sábado, dia 16 de fevereiro, às 19h, o novo Posto de Saúde do Praia Âncora. O posto, que fica na Rua das Acácias, 615, será uma unidade modelo do Programa Saúde da Família – PSF e marca a implantação do programa no município. O projeto foi elaborado para oferecer um ambiente humanizado, confortável e moderno para os moradores.

Com área total de 639 m2, a unidade conta com três consultórios médicos e dois dentários, duas salas de curativos, sala de vacinação, de medicamentos e outra, multiuso. A sala de espera, para 30 pessoas, garante conforto à população. Existe ainda com um auditório para 32 pessoas.

Dentre os diferenciais do projeto estão os ambientes claros e um jardim interno, que humanizam o local. A unidade também tem portas largas e rampas para cadeiras de rodas, garantindo a acessibilidade.

O PS do Praia Âncora reúne uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e serviços odontológicos, além dos agentes comunitários de saúde, que fazem visitas domiciliares aos moradores.

Saúde da Família – O Programa Saúde da Família em Rio das Ostras, nesta primeira fase, funcionará em quatro postos, atendendo a cerca de 20 mil pessoas. As outras unidades serão os postos de Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão. Nesses locais vão atuar médicos de família, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além de fisioterapeuta, assistente social e os agentes comunitários.

Os agentes desenvolvem ações educativas de prevenção de doenças e promoção da saúde. São importantes elos entre os profissionais de saúde e a população.

A Saúde da Família é atualmente entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, com a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas.

As equipes atuam por área geográfica, com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

A estratégia de saúde da família do Brasil é destaque e modelo para outros países. Pesquisas do Ministério da Saúde e das universidades de São Paulo e Nova Iorque demonstraram que a cada 10% do aumento da cobertura da estratégia de saúde da família reduz-se em 4,6% o índice de mortalidade infantil.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.