Rio das Ostras ganha Núcleo Tecnológico

Rio das Ostras ganha Núcleo Tecnológico para promover uso pedagógico da informática

No local serão realizados cursos de capacitação em informática

Rio das Ostras, por intermédio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação, está iniciando as atividades do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). O objetivo do espaço é promover a capacitação dos educadores em informática para que possam fazer uso pedagógico desse recurso. As ações do Núcleo começaram com oficinas – de 2h30min de duração cada uma – dedicadas a temas diversos, de informática básica à construção de blog, voltadas para os professores.

Novos computadores, a formação de tutores e a realização de cursos são garantias do MEC ao NTM a partir do Programa Nacional de Tecnologia (ProInfo).  O primeiro curso é o Aluno Monitor Integrado, uma capacitação técnica de montagem e manutenção de computadores para cerca de 200 alunos matriculados do 9º ano até o 3º ano do 2º grau nas escolas públicas da cidade. As aulas presenciais acontecem dos dias 24 de maio a 11 de junho na Secretaria Municipal de Educação, sendo que o restante da formação será à distância, totalizando 180 horas.

“A parceria com o MEC já possibilitou que Rio das Ostras recebesse três salas de recursos especiais, para a Educação Inclusiva, e formação continuada dos professores. Agora estamos recebendo também o Centro Tecnológico que, além de atender aos professores e alunos, vai estar disponível também para a comunidade”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, o ProInfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, os municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Formação – A professora Cláudia Helena Azeredo está coordenando o NTM, vinculado à Gestão de Tecnologia Educacional. Segundo ela, a formação dos tutores do núcleo acontece até junho, enquanto a realização de cursos e a chegada dos novos computadores estão previstas para o segundo semestre. “Nosso principal objetivo é desenvolver os educadores na área da informática, possibilitando o uso da tecnologia de forma pedagógica, como um suporte para a sala de aula”, explica Cláudia.

Enquanto não chegam os cursos do ProInfo, o NTM já funciona com as oficinas de informática para os professores. Vera Lúcia de Barcelos Pinto, que leciona para o 5º ano do Ensino Fundamental no Ciep Municipalizado Mestre Marçal, sempre teve vontade de aprender a utilizar melhor a informática. “Agora vou ficar mais segura para usar o computador”, diz Vera, que pretende trabalhar o ToonDoo, editor de histórias em quadrinhos online, com os seus alunos.

A professora de Língua Portuguesa Daisy Teixeira Bastos diz que tudo que sabia sobre informática havia aprendido usando o computador. “Nunca fiz curso e, com as oficinas, pretendo me aperfeiçoar, ter mais autonomia na área de informática e realizar melhor o meu trabalho”, afirma Daisy, que dá aulas no curso de Formação Continuada da Secretaria de Educação.

FONTE:Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.