Rio das Ostras faz parceria com Pesagro

Rio das Ostras faz parceria com Pesagro e testa campo de arroz

Objetivo da Prefeitura é criar nova oportunidade de renda para produtores locais

O sucesso do Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão em Rio das Ostras motivou a Prefeitura a buscar outras frentes. Nesta terça-feira, 15, pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio – Pesagro estiveram no município orientando os técnicos durante a preparação de um campo experimental de plantio de arroz.

O diretor do Departamento de Agropecuária, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Francisco Augusto Nogueira diz que o objetivo da Prefeitura é oferecer a produtores uma nova oportunidade de renda. “Pelo menos 40% dos agricultores do município não podem cultivar o milho porque têm áreas baixas e muito irrigadas. O milho não se adapta, mas essas áreas podem perfeitamente servir ao plantio do arroz, ainda mais nesses períodos de chuvas”, afirmou o diretor.

Nesta terça-feira, já foi iniciado o preparo da unidade demonstrativa de plantio, que fica na propriedade de Waldemir Barcelos. O agricultor recebeu o prêmio de maior produtividade de feijão em 2009. Ele também está retomando uma experiência com cultivo de arroz, agora com todo o apoio técnico necessário.

“Há interesse dos produtores rurais da cidade e da Prefeitura em testar essa nova cultura. Por isso estamos aqui”, explicou Silvino Amorim, engenheiro agrônomo da Pesagro, especialista em cultivo de arroz.

Segundo o pesquisador, será cultivada em Rio das Ostras a variedade Epagri 109, desenvolvida em Santa Catarina, de alto potencial produtivo. A variedade chega à produção de 11 toneladas em 200 hectares – bem acima da média do Estado do Rio, em torno de seis toneladas. Por sua qualidade, a variedade é utilizada em regiões turísticas, onde a exigência do público consumidor é maior, destacou ainda Amorim.

Também pesquisador da Pesagro, Benedito Fernandes relaciona ainda o novo plantio ao cultivo do feijão em Rio das Ostras. “É importante a rotação de culturas e a cultura ideal para se alternar com o feijão é o arroz – uma combinação perfeita”, completou Fernandes.

Parceria – O campo de teste de plantio de arroz está sendo desenvolvido em parceria entre Prefeitura e Pesagro. A empresa de pesquisa vai fornecer a assistência técnica aos produtores e técnicos da Prefeitura e as sementes. Os agricultores vão também receber o adubo e irão utilizar o maquinário do município.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.