Rio das Ostras faz exposição e palestra sobre material do século XIX

Rio das Ostras faz exposição e palestra sobre material do século XIX encontrado em pesquisa recente
Fragmentos de louça inglesa do século XIX encontrados durante a pesquisa arqueológica na Fazenda das Garças, em Rio das Ostras, serão expostos no Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba a partir da próxima segunda-feira, dia 11, até o dia 12 de fevereiro.

Haverá também uma  palestra  sobre “Arqueologia na Fazenda das Garças”, ministrada pela arqueóloga Christiane Machado,  que acontece às 18 horas e falará sobre o trabalho realizado e os vestígios encontrados, além de conceitos básicos de arqueologia.

Os objetos foram encontrados em pequena quantidade no topo de uma colina, onde possivelmente existiu uma casa, durante a pesquisa arqueológica efetuada para o licenciamento ambiental do loteamento Alphaville, na Fazenda das Garças.
De acordo com a arqueóloga, devido aos anos de atividades agropecuárias no local, não foi possível encontrar estruturas da casa ou concentrações que justificassem seu registro como um sítio arqueológico, pois os fragmentos eram poucos e dispersos. Ainda assim, por medida de segurança, foi efetuado o monitoramento arqueológico durante as obras, sendo coletados os fragmentos encontrados. Todo o trabalho de arqueologia foi efetuado com anuência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , e com o apoio institucional do Instituto de Arqueologia Brasileira.

 A palestra “Arqueologia na Fazenda das Garças” é voltada, principalmente, para os funcionários da Casa de Cultura como forma de fornecer subsídios a eles para orientação dos visitantes. Mas será aberta também a todos os interessados no tema.

O Museu Sambaqui da Tarioba fica na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, em frente à Praça São Pedro.

 
FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.