Rio das Ostras estimula crianças e jovens a participar da gestão pública
Acampados por dois dias, integrantes do Orçamento Participativo Jovem aprenderam sobre educação fiscal
Em uma proposta diferente, a Prefeitura de Rio das Ostras reuniu dezenas de crianças e adolescentes, integrantes do Orçamento Participativo Jovem, para um acampamento, nos dias 18 e 19. Em atividades lúdicas e interativas, a Secretaria de Planejamento procurou fortalecer a participação dos estudantes na gestão da cidade e esclarecer sobre organização e orçamento do município.
Os alunos participaram de dinâmicas, palestras e oficinas no primeiro “Acampamento Legal”, promovido pela Secretaria de Planejamento, no Anexo da Escola Municipal Prefeito Cláudio Ribeiro.
Por meio de uma metodologia adequada à idade dos participantes, eles aprenderam sobre a importância da educação fiscal para a organização do município. A secretária Rosemarie Teixeira explicou, de forma didática aos jovens e às crianças sobre Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei de Orçamento Anual e Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros temas. Esses conhecimentos são relevantes para que eles possam atuar de maneira efetiva no Orçamento Participativo Jovem.
Segundo ela, cerca de 90% das cidades brasileiras não envolvem a sociedade na discussão sobre a economia que gere um município. “Nós comemoramos por Rio das Ostras ser uma cidade que prioriza a participação do cidadão na escolha do que é prioridade para o desenvolvimento e o progresso”, destacou, lembrando que a Prefeitura fez um convênio com o Governo Federal para criar o Programa Municipal de Educação Fiscal.
SUCESSO – A presidente do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, Sônia Pinto, achou a ideia “genial”. “Organizar essa dinâmica de juntar crianças e adolescentes em um lugar sem a presença dos pais proporciona aos estudantes um senso de responsabilidade bem mais intenso. Além disso, esse Acampamento Legal promoveu o convívio e o gosto pelo ensinamento”, avaliou.
Carol Lopes, pré-vestibulanda e conselheira do Orçamento Participativo Jovem, concorda com essa avaliação. “Na escola temos noções de cidadania, mas estar aqui nesse Acampamento nos possibilitou uma formação mais direcionada, com integração entre crianças, adolescentes e adultos”, finalizou.
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo