Duas novas escolas beneficiam 2.400 alunos

Obras já estão em licitação. Além dessas, já está prevista a construção de mais três unidades de ensino
Para atender à crescente demanda por vagas na rede pública municipal, nesta semana serão licitadas as obras de construção de mais duas escolas de Ensino Fundamental em Rio das Ostras. As unidades vão beneficiar, ao todo, 2.400 alunos, do 1º ao 9º ano, em Costazul e no Jardim Mariléa. Os projetos foram elaborados a partir de uma ampla pesquisa feita com alunos, professores e funcionários de unidades de ensino da cidade e privilegiam o conforto, a acessibilidade e o respeito ao meio ambiente. A previsão é de que as unidades estejam concluídas no segundo semestre de 2011.

         Uma das escolas será situada na Rua Valença, no Jardim Mariléa, e outra, na Rua Heleno Nunes, em Costazul – atendendo a necessidade de expansão da oferta de vagas que hoje se concentra na Escola Municipal Ary Gomes de Marins.

Os técnicos da Divisão de Projetos da Secretaria de Urbanismo e Obras ouviram os usuários das escolas para conhecer as principais necessidades e sugestões de melhorias. Com base nesses dados, foi proposto um projeto padrão para as novas unidades de ensino, com cerca de 3 mil m2 , que abrigam 16 salas de aula, dois laboratórios – de Informática e de Ciências – biblioteca, salas multiuso e de recursos para Educação Inclusiva, área para material esportivo, refeitório, sanitários adaptados para deficientes, áreas de apoio, dois pátios cobertos, setor administrativo, setor pedagógico. Há ainda a previsão de construção de quadras de esporte cobertas.

CONFORTO E MEIO AMBIENTE – Os técnicos da Prefeitura buscaram utilizar soluções para controle de temperatura, ventilação e iluminação. As edificações possuem rampa central e escadas distribuídas de forma a possibilitar futuras ampliações, se necessário, e atendendo às normas de segurança e de acessibilidade aos deficientes.

As escolas serão construídas a partir de padrões de responsabilidade ambiental: com sistema de reutilização da água da chuva, aproveitamento máximo da iluminação e ventilação naturais, utilização de materiais duráveis e de fornecedores certificados.

MAIS ESCOLAS – Ainda este ano, mais três construções de escolas serão licitadas: duas de Educação Infantil e outra, de Ensino Fundamental.

FONTE:

 

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.