Rio das Ostras e Petrobras fazem parceria pelo desenvolvimento sustentável
Programa Agenda 21 identifica demandas de políticas públicas por meio de participação popular
Representantes da Administração Pública de Rio das Ostras e da Petrobras se reuniram nesta terça, 10, para traçar ações efetivas de desenvolvimento sustentável pelo Programa Agenda 21. O programa é desenvolvido pela empresa no Município, abrindo um canal de diálogo com a comunidade para identificação de demandas que devem pautar as políticas públicas. Em Rio das Ostras, a Petrobras escolheu a localidade de Boca da Barra para realização das atividades.
A Agenda 21 realiza um planejamento participativo que analisa a situação do local e programa ações de desenvolvimento sustentável. Na localidade de Boca da Barra, cerca de 350 famílias participaram, respondendo um questionário. A próxima etapa do Programa é apresentar o diagnóstico para a população para que o documento seja validado. Ao todo, 10 municípios de abrangência da Bacia de Campos participam do Programa, que tem como proposta ser instrumento de planejamento para uma sociedade mais sustentável.
Segundo Sônia Vasconcelos, da área de Comunicação Social da Petrobras, Boca da Barra foi selecionada por ter ligação direta com os pescadores, público historicamente importante como fundadores da Cidade, porém a empresa espera expandir o programa.
“Nosso objetivo é que o Petrobras Agenda 21 não se resuma aos diagnósticos de apenas uma localidade, mas que a partir do sucesso do diálogo entre a sociedade civil organizada e Poder Público, assim como a execução destas políticas, possamos instalá-lo em outras comunidades. Precisamos trabalhar em parceria, principalmente no estímulo à participação dos pescadores já que a Cidade tem forte ligação com este grupo, comunidade fundadora do Município”, explica. Na reunião, os representantes da companhia destacaram a importância da aproximação entre moradores e líderes comunitários no desenvolvimento dessas ações.
Participaram da reunião o Secretário de Obras, Wayner Fajardo, representando prefeito Sabino, o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, e Dalva Fragoso, representando a Secretaria de Educação.
Para Nivaldo, o Município precisa valorizar e apoiar estes projetos. “Estamos prontos para atender à solicitação da Petrobras. Mantemos diálogo constante com os líderes comunitários de Boca da Barra, que desenvolvem atividades diretamente com os pescadores e que, certamente, participarão da próxima reunião”, disse o secretário.
PROGRAMA – Criado em 2004, o Programa Petrobras Agenda 21 surgiu com o intuito de investir no desenvolvimento sustentável das comunidades em suas áreas de influência.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo