Rio das Ostras integra Júri Técnico de Prêmio Nacional de Acessibilidade

Sucesso da Prefeitura no desenvolvimento de projeto acessível de Web motivou o convite

Por seu projeto de portal de internet, a Prefeitura de Rio das Ostras foi convidada a integrar o júri técnico do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web 2013, realizado em São Paulo, na semana passada. O Município foi representado pelo webmaster Ícaro Olegário, da Secretaria de Comunicação Social, responsável pelo site da Prefeitura, que já foi agraciado com o prêmio em edição anterior. A premiação é promovida pelo Consórcio Internacional W3C, com apoio do Ministério do Planejamento.
A aplicação das diretrizes de acessibilidade contribui para a inclusão digital, permitindo que as barreiras sejam eliminadas ou reduzidas. Existe hoje uma série de ferramentas que permitem que pessoas com diferentes deficiências físicas ou intelectuais possam utilizar a internet.
“Essa premiação é importante para que nossa web se torne mais acessível. O Brasil ainda está acordando para essa necessidade, tanto que só 5% dos sites governamentais estão dentro dos padrões adequados”, explica Ícaro Olegário.
INCLUSÃO – O aprimoramento constante do projeto de web do Município tornou Rio das Ostras referência em acessibilidade no Estado, sendo consultado por diferentes cidades para implantação de portais inclusivos.
O Portal da Prefeitura de Rio das Ostras se enquadra no nível máximo de exigência de acessibilidade, possibilitando que pessoas com limitações como baixa visão, problemas motores, cognitivos, entre outros, tenham acesso às informações e serviços públicos municipais.
Para 2014, a Secretaria de Comunicação Social anuncia a inclusão de uma nova ferramenta, que vai permitir a tradução de textos e falas do conteúdo para Linguagem de Sinais, com ajuda de um personagem virtual.
O endereço eletrônico da Prefeitura de Rio das Ostras é www.riodasostras.rj.gov.br
PRÊMIO – O destaque desta edição do Todos@Web foi a Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, que levou o prêmio nas categorias projetos de web e sites governamentais. O Procon também foi premiado na categoria serviços.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.