Rio das Ostras dá início à realização do Censo 2010

Dia 4, prefeito Carlos Augusto recebe representantes do IBGE para debater execução do Censo no município

Na próxima terça-feira, dia 4, Rio das Ostras dá início ao censo demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Nessa data, o prefeito Carlos Augusto recebe membros do Instituto, vereadores e representantes de diferentes instituições para debater o planejamento e execução do Censo no município.

O primeiro passo para a realização do Censo 2010 na cidade é a criação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e da sociedade civil.

Além da contagem populacional, O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios particulares permanentes do País e é o levantamento que oferece a maior quantidade de informações a respeito da população residente e de seus locais de moradia. A partir dessas informações, podem ser elaboradas políticas públicas para dimensionar e atender as demandas locais por educação, saneamento básico, atendimento hospitalar, coleta de lixo, luz elétrica e outros serviços.

Censo 2010 – Com orçamento de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, o Censo 2010 vai mobilizar cerca de 240 mil pessoas, todas contratadas pelo IBGE (através de processo seletivo público) exclusivamente para visitar cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros. Esse contingente será equipado com cerca de 210 mil computadores de mão, nos quais estarão o questionário eletrônico do Censo 2010 e um programa para facilitar a localização do recenseador, por GPS, em áreas rurais ou remotas.

A partir de setembro de 2009, o IBGE começará o processo de seleção do pessoal que irá trabalhar temporariamente no Censo 2010. Haverá vagas em todos os 5.565 municípios brasileiros. Os aprovados trabalharão por períodos de três meses (recenseadores) a nove meses (supervisores e outras funções). São esperados entre um e dois milhões de candidatos.

Entre março e julho de 2010, será feito o treinamento dos recenseadores e supervisores. Em 1º de agosto de 2010, começará a coleta de dados do Censo, que vai durar cerca de quatro meses. Em dezembro, está prevista a divulgação dos primeiros resultados. Os resultados definitivos devem ser divulgados a partir de 2011.

Números de Rio das Ostras – Em 2008, o Instituto realizou uma estimativa populacional que incluiu Rio das Ostras. Segundo a estimativa, a cidade teria 91.085 moradores. No último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2000, foram encontradas 36.419 pessoas residentes no município. Foram visitados pelos recenseadores 10.554 domicílios particulares ocupados, com uma média de 3,46 moradores por domicílio. As mulheres representavam 50,21% da população e os homens, 49,79%. Rio das Ostras tinha 151 mulheres a mais que homens e possuía 90,3% da sua população alfabetizada. Já a contagem populacional de 2007 registrou um acentuado aumento da população residente, sendo recenseadas 74.750 pessoas.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.