Rio das Ostras define nova grade de conselheiros municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Rio das Ostras define nova grade de conselheiros municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Translator

 

Eleição é nesta sexta, 19, durante Fórum, e exigirá credenciamento por meio de apresentação de comprovante de residência

No próximo dia 19, sexta-feira, Rio das Ostras sediará o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcando um importante passo na definição da nova composição de conselheiros não-governamentais para o Biênio 2024/2025. O evento, que ocorrerá a partir das 13h no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiro Rangel, na localidade de Parque Zabulão, tem como objetivo proporcionar a participação direta da sociedade civil na escolha dos representantes de diferentes segmentos ligados à pessoa com deficiência.

A eleição dos conselheiros exigirá o credenciamento dos participantes, sendo imprescindível a apresentação de comprovante de residência. A medida visa garantir que apenas os residentes no Município tenham o direito ao voto na escolha dos representantes de cada segmento, fortalecendo a representatividade local.

Os conselheiros não-governamentais terão a responsabilidade de representar a sociedade civil em diversos segmentos, como deficiência visual, auditiva, física, autismo, mental/intelectual, múltipla deficiência, e profissionais que atuam na área. “Eles desempenharão papel fundamental na elaboração, avaliação e fiscalização das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência na Cidade”, explica Jeane Félix, presidente do Comdef.

Após a cerimônia de abertura, haverá a palestra com o tema “Participação, Controle Social e Conselhos de Direitos”, ministrada pelo assistente social e professor Bruno Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, do curso de Serviço Social. A palestra enriquecerá o evento ao abordar temas relevantes sobre a importância da participação social e do papel dos conselhos na promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

“O Fórum promete ser um espaço de diálogo e participação ativa da comunidade, reforçando o compromisso de Rio das Ostras com a inclusão e o respeito aos direitos da pessoa com deficiência”, conclui Jeane.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.