Rio das Ostras debate redução e destino do lixo com a comunidade

Projeto “Eco Ação”, da Secretaria do Ambiente, conscientiza população sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva

A produção excessiva de lixo se tornou uma preocupação mundial nas últimas décadas devido aos impactos ambientais. Em Rio das Ostras, a Prefeitura desenvolve atividades de conscientização da comunidade, pelo projeto “Eco Ação”, da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca. As atividades acontecem em unidades da Secretaria de Bem-Estar Social. O objetivo é despertar na população o hábito colaborativo da coleta seletiva e a diminuição da produção de lixo.
A equipe do “Eco Ação” promove atividades como exibições de filmes, palestras e entrega de material educativo, como cartilhas, folder e filipetas. Durante os encontros, a população também tira dúvidas com os técnicos da Prefeitura. O projeto é desenvolvido em oito unidades, entre Centros de Referência de Assistência Social – Cras e Centros Integrados de Convivência – Cic.
Para o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, a educação ambiental é imprescindível para garantirmos um planeta sustentável. “Nós só cuidamos daquilo que amamos. Por isso, o papel do projeto é mostrar o quanto o Planeta precisa de nossa ajuda para continuar nos suportando. Sabemos que é um trabalho que exige persistência, pois estamos propondo uma mudança do comportamento social”, disse.
Rio das Ostras possui oito eco-pontos distribuídos no Município. Segundo João Lembo Neto, técnico em resíduos sólidos e coordenador do projeto, é preciso orientar os cidadãos sobre como utilizá-los corretamente. “A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo”, contou.
CAPACITAÇÃO – No primeiro semestre de 2013, o projeto “Eco Ação” capacitou profissionais da Educação e Assistência Social para que pudessem divulgar a cultura da sustentabilidade entre o público atendido nas unidades escolares e nos projetos da Secretaria de Bem-Estar Social.
RECICLAGEM – Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada nos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o Planeta.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.