Rio das Ostras dá início às atividades do Orçamento Participativo Jovem

Projeto chega às escolas a partir do dia 20 de agosto, preparando os alunos para 3ª Conferencia do OP Jovem de Rio das Ostras.

O mês de agosto marca o retorno dos trabalhos do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras. No último dia 5, foram eleitos os conselheiros, além do presidente e vice- presidente para o biênio de 2012/2013. No dia 20, começam as atividades nas escolas públicas, preparando os alunos para a 3ª Conferência do OP Jovem no Município.

As alunas Bruna Soares Monteiro e Juliana Rangel de Oliveira, ambas da Escola Municipal Cidade Praiana, foram eleitas respectivamente, presidente e vice-presidente, e cerca de vinte estudantes foram escolhidos conselheiros.

De acordo com o coordenador do OP Jovem, Heraldo Modesto, o projeto, gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento — em parceria com a Secretaria de Educação por meio de orientação pedagógica –, tem como objetivo informar e contribuir, no ambiente escolar, para a construção de uma gestão participativa.

“Para o biênio de 2012/2013, vamos trabalhar com os estudantes uma dinâmica de preparação através de jogos interativos disponíveis na página da Controladoria Geral da União (CGU) e da Escola Fazendária do Estado, a fim de conscientizar os jovens sobre os direitos e deveres em relação aos tributos e a sua aplicação nos serviços públicos. Com isso, os estudantes vão apontar reivindicações que ajudarão a Administração Pública a direcionar o orçamento Municipal”, disse o coordenador.

Segundo ele, a metodologia do OP Jovem é voltada para a preparação dos estudantes das redes municipal, estadual e privada com alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, para a 3º Conferencia de Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras.

PROJETOS – Modesto explica que entre os projetos do OP Jovem que serão implantados ainda este ano estão o “Rio das Ostras eu Cuido, eu Invento”, voltado para a valorização do patrimônio público, e o “1º Festival Multicultural”, que pretende estimular a participação dos jovens em atividades culturais, com apresentação de dança, desenho, poesia e música.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.