Rio das Ostras cria novo Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente

Inaugurado dia 15 de maio, o Núcleo funciona no Centro de Saúde de Nova Cidade

Rio das Ostras está ampliando os serviços de Saúde dedicados aos adolescentes. A Prefeitura inaugurou, no último dia 15, um novo Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Adolescente (Nasa), no Centro de Saúde de Nova Cidade. O Núcleo reúne uma equipe multiprofissional, para atender jovens de 12 a 19 anos, atuando nos mesmos moldes do grupo que funciona, desde 2005, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.

O Nasa tem como diretrizes principais a promoção da Saúde e prevenção de doenças, em especial DST/Aids e Alcoolismo e dependência de drogas, além da atenção especial à gravidez na adolescência.

O objetivo é oferecer, além da consulta médica, um atendimento integral aos adolescentes, que participam de reuniões semanais, as chamadas "oficinas de sentimentos", onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano como amizade, relação familiar, auto-estima etc.

Os jovens são atendidos por uma equipe formada por médico clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, dentista e técnico de higiene dental.

 "Nesse momento de vida tão especial, de desenvolvimento da personalidade, devemos contribuir para consolidar os valores desses jovens", destaca a coordenadora do Nasa, Andréa Viana. Ela explica que mais de 20% da população do município é formada por adolescentes, o que justifica a ampliação do atendimento especializado. O Núcleo oferece apoio também aos pais e responsáveis, que participam de reuniões com os profissionais.

As reuniões acontecem às terças-feiras, às 13h30, no Centro de Saúde de Nova Cidade, localizado na Rua Inajara, s/nº, em frente ao Complexo Educacional Village.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.