Rio das Ostras cria grupos de apoio a gestantes e mães de recém-nascidos

Encontros estimulam segurança na hora do parto e nos cuidados com o bebê

Em Rio das Ostras as mulheres recebem apoio desde a gestação até depois de terem seus filhos. Há cerca de dois meses a Secretaria de Saúde implantou no Posto de Saúde da Família da localidade Praia Âncora o Grupo de Acolhimento à Gestante e Grupo do Puerpério, que promovem encontros com foco em orientações sobre gravidez e cuidados com o recém-nascido. Enfermeiros, odontólogos e assistente social compõem a equipe que desenvolve atividades com as mulheres.

A enfermeira Joceana Lopes conta que os profissionais de saúde do PSF Âncora perceberam a necessidade de promover a difusão de mais informações, além daquelas repassadas ao longo do pré-natal. Segundo ela, principalmente as mulheres grávidas pela primeira vez necessitam de uma gama intensa de orientação. Além disso, a equipe percebeu que a troca de experiências entre as gestantes e as mães que acabaram de ter seus filhos proporciona mais segurança a elas na hora do parto e para cuidar dos bebês. 

Temas como saúde bucal na gestação (doenças da gengiva relacionadas ao parto pré-maturo e ao nascimento de bebês com baixo peso); a importância do pré-natal; direitos da gestante; nutrição; incentivo ao aleitamento; modificações do corpo; o trabalho de parto e o parto humanizado; incentivo ao parto natural e técnicas de relaxamento para serem feitas durante o trabalho de parto são abordados pela equipe multidisciplinar através da exibição de vídeos, dinâmicas e palestras.

A dona de casa Verônica Nunes tem três filhos e aguarda a chegada de mais um. Pela primeira vez ela participa de reuniões com cunho de orientação sobre a gravidez e conta que ali descobriu muitas novidades em relação aos cuidados durante a gestação e o pós-parto. “Nunca tive coragem de cuidar do umbigo dos meus filhos recém-nascidos, mas agora, com o quarto, me sinto preparada”, revela a gestante de sete meses. 

Após o nascimento do bebê, as mães ainda se encontram duas vezes para receberem orientações sobre os cuidados com o recém-nascido e a importância da amamentação. Já as mulheres que já têm dois ou mais filhos, ainda se encontram com os profissionais de saúde para as reuniões de Planejamento Familiar, onde é decidido, com o casal, o melhor método contraceptivo.

Através do programa de Planejamento Familiar, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras oferece aos casais anticoncepcionais, preservativos e as cirurgias definitivas de laqueadura e vasectomia.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.