Rio das Ostras continua campanha de atualização de vacinas até dia 30
Prefeito acompanhou início da campanha, que tem objetivo de colocar em dia a caderneta de crianças até 5 anos
O prefeito Sabino acompanhou no sábado, dia 24, o Dia D que abriu a Campanha de Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação em Rio das Ostras. A imunização é destinada a crianças de até 5 anos. Neste dia, os 12 postos do Município ficaram abertos, de 8h às 17h, oferecendo todas as vacinas do calendário básico.
Alessandra Lima de Souza Zenário levou o pequeno Davi, de 4 meses, para tomar as vacina de combate ao rotavírus, a pentavalente e injetável contra a pólio. Ela chegou pela manhã no posto de saúde do Âncora. ” Dá dó ver meu bebê chorando após tomar as injeções. Mas, sei que é pro bem dele” comentou a mãe de primeira viagem.
Já Roseni de Oliveira, também moradora do Âncora, só despertou para a necessidade de atualização da caderneta da pequena Arylla, de 8 meses, graças à campanha. O bebê estava com as vacinas em atraso. A mãe foi aconselhada a retornar ao posto para que Arylla recebe todas as imunizações necessárias.
A enfermeira responsável pelo atendimento, na unidade do Âncora, Verônica Peres, destacou que só nas duas primeiras horas de funcionamento, mais de 120 crianças foram imunizadas, o que demonstra que os pais estão conscientes da importância de livrar seus filhos de doenças que podem ser prevenidas.
A campanha continua até sexta-feira, dia 30, sempre das 8h às 17h, nos postos de saúde. Os pais ou responsáveis não podem se esquecer de apresentar a caderneta das crianças. As vacinas disponíveis são as do calendário regular: BCG, hepatite B, penta, inativa poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
META- A Secretaria Estadual de Saúde espera que até o próximo dia 30 cerca de 1 milhão de crianças de 0 a 5 anos sejam levadas aos postos de saúde dos 92 municípios do Rio de Janeiro para atualizar as cadernetas. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal do público infantil.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social