Ações de Saúde e Prevenção são realizadas em escola da zona rural de Rio das Ostras

Oficina sobre desenvolvimento do corpo, imunização e avaliação nutricional integram Programa Saúde na Escola, do governo federal

Implantado em 16 unidades da Rede Municipal e uma escola da Rede Estadual em Rio das Ostras, o Programa Saúde na Escola (PSE) vem ajudando a orientar, prevenir e detectar doenças entre os estudantes. Na quinta-feira, dia 22, equipes das secretarias de Educação e Saúde estiveram na Escola Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, para realizar oficinas, verificar a situação vacinal dos alunos, imunizar contra a hepatite B, entregar a caderneta de saúde do adolescente e fazer avaliação antropométrica e nutricional dos alunos dos 12 aos 17 anos. Todas essas ações são previstas pelo PSE, iniciativa do governo federal que teve a adesão do Município este ano.

“Questões relacionadas à saúde acabam afetando o desenvolvimento escolar do aluno. Observamos, por exemplo, que alguns estudantes tinham baixo rendimento porque não enxergavam bem. Outro fator é a obesidade, que pode interferir no aprendizado ao afetar a autoestima, além de limitar as atividades físicas. Identificamos esses problemas e encaminhamos ao atendimento médico. Com o Programa Saúde na Escola esperamos também, contribuir para a redução da infeção pelo HIV e outras DST e dos índices de evasão escolar, causadas pela gravidez na adolescência ou juventude.”, explica Cláudia Mattos, diretora do departamento saúde na escola, pela Secretaria de Educação.

Na escola da zona rural, além da avaliação clínica dos alunos, foram realizadas ações de Saúde e Prevenção na Escola previstas pelo programa, incluindo a Oficina sobre Desenvolvimento do Corpo na Adolescência, ministrada pelo Nasa – Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente. Já a equipe da Vigilância em Saúde orientou sobre a dengue e formas de transmissão da doença. Os estudantes participaram de todos os momentos com grande interesse e aprovaram a iniciativa.

“Gostei bastante da oficina sobre o desenvolvimento do corpo, que foi bem informativa. Foi interessante também saber mais sobre a alimentação saudável. Já como bastante frutas, mas não gosto de verduras. Agora vou tentar me alimentar melhor”, afirma o aluno Breno Stelet, de 13 anos, que curso o 7º ano na Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza.

As ações de Saúde e Prevenção nas Escolas terão continuidade na próxima semana. Na segunda-feira, dia 26, os alunos do Curso de Formação de Professores (Ensino Médio) do Imero – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras participam da oficina “Aprendendo a Entender o Tabagismo – Informação e Prevenção”. A ação será realizada pela equipe do PSE e da Saúde Mental do Centro de Reabilitação. No dia 12 de setembro, o Programa volta à Escola Professora Marinete Coelho de Souza, junto com o Nasa, para realizar a oficina “Educando pela Paz”, de promoção dos direitos humanos e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

PROGRAMA – Instituído em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em Rio das Ostras, o programa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde e prevê diferentes iniciativas. As ações são de Avaliação Clínica e Psicossocial, incluindo a Saúde Bucal; Promoção e Prevenção à Saúde, englobando diferentes áreas como educação para saúde sexual e prevenção das DSTs / Aids, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura de paz, entre outras; Formação dos gestores e das equipes de Educação e Saúde que atuam no PSE.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.